Jornalismo, cultura, TV, famosidades, entretenimento, futilidades e o que vier à cabeça.
terça-feira, 28 de janeiro de 2020
Carlinhos Maia em São Luís
Um dos bordões que o tornou conhecido, "Acredita Colega", é o nome do novo show do humorista Carlinhos Maia, conhecido como o Rei do Instagram, que acontece em São Luís neste final de semana, nos dias 1 e 2 de fevereiro, com sessão às 18h e às 16h respectivamente, no Teatro Arthur Azevedo.
Com esse espetáculo, Carlinhos Maia e sua turma prometem arrancar muitos sorrisos com as histórias engraçadas do seu cotidiano e dos moradores da Vila Primavera, em Penedo (AL). "Eu e minha mãe estaremos em São Luís neste final de semana. Não percam. O meu show era ruim, eu não vou mentir, mas agora está muito bom. Vocês não vão se arrepender, vão rir muito", disse ele em seus stories no Instagram.
Carlinhos Maia é hoje um dos nomes mais importantes do Instagram e um dos mais vistos. Cada stories seu chega a milhões de visualizações em poucos segundos. O show tem um novo roteiro e também a assinatura da sua nova marca, a agência Maia Produções.
"Acredita, Colega!" é uma continuação de seu antigo espetáculo, "Mas, Carlos". Nesse novo capítulo, ele relata com muito bom humor vários momentos marcantes de sua trajetória desde a infância em Penedo até o sucesso meteórico com seus vídeos na internet.
Sarau Histórico "Baile de Ana Jansen”
A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), realizará o Sarau Histórico com o tema “Baile de Ana Jansen” no Teatro Arthur Azevedo, às 19h desta quarta-feira (29), evento que integra programação cultural da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior. As entradas estarão disponíveis para retirada na Central de Informações Turísticas localizada na Praça Benedito Leite, no Centro, a partir das 8h desta terça-feira (28). Os ingressos são gratuitos e limitados de acordo com os lugares disponibilizados no teatro.
O evento terá uma peça teatral apresentada pela companhia Tramando Teatro e contará também com apresentação da banda Mákina du Tempo. “É uma oportunidade do público conhecer mais sobre a história dos antigos carnavais de São Luís de uma forma lúdica em um ambiente lindíssimo, que é o Teatro Arthur Azevedo. As entradas são gratuitas, nós só pedimos para que todos que forem retirar os ingressos, de fato irem ao espetáculo”, diz a secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo.
O BAILE DE ANA JANSEN
Ana Jansen ou simplesmente Donana, era conhecida por todos os ludovicenses por ser uma anfitriã que oferecia banquetes e festas com sua marca registrada. Políticos e outros nomes importantes da cidade por ela eram reunidos em seus salões, onde as festas eram apenas um pretexto para as alianças políticas.
A Tramando Teatro traz essa faísca histórica para reunir grandes nomes dos antigos carnavais maranhenses de todos os tempos. Essa alegoria cênica se inicia com Ana Jansen fazendo um convite para Reinaldo Faray e Aldo Leite para organizarem seu Grande Baile de Máscaras. Como mestres das artes cênicas, os dois, entre várias escolhas e imposições da anfitriã, se deparam entre conflitos e escolhas para realizarem todos os desejos da Dona do Maranhão.
Sem ter uma linha do tempo fixa, os personagens ora aparecem e ora são citados como forma de homenagem do seu trabalho incansável e reconhecido nas artes carnavalescas no Maranhão e, em alguns casos, no Brasil.
Créditos: Agência São Luís
Eleita Corte Momesca do Carnaval 2020
Prefeitura de São Luís elegeu Corte Momesca do Carnaval 2020 em evento que reuniu centenas de pessoasO brilho no olhar e o sorriso eufórico estavam estampados no rosto de cada um dos integrantes da Corte Momesca do Carnaval 2020, eleitos neste domingo (26). Paulo Roberto da Conceição Trindade e Andressa Tainá Lima de Sousa foram eleitos Rei Momo e Rainha, respectivamente. Naiara dos Santos Viana e Pricila Aroucha Pinheiro foram coroadas como 1ª e 2ª Princesas, formando a Corte que representará, alegoricamente, a Prefeitura de São Luís em toda a folia momesca. O concurso foi promovido pela Prefeitura de São Luís e coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult).
“A escolha da Corte Momesca é mais uma etapa do Carnaval de São Luís. Destaco o empenho da equipe da Prefeitura para que tivéssemos êxito no evento e manutenção dessa importante tradição que é o Carnaval de São Luís”, declarou o secretário municipal de Cultura, Marlon Botão.
A Bateria da Favela do Samba comandou a trilha sonora da primeira apresentação oficial da Corte Momesca 2020. Ao todo 13 candidatos concorreram às vagas, em uma disputa acirrada. Para Paulo Roberto da Conceição Trindade, o título de Rei Momo trouxe muita felicidade, porque havia tentado em 2016 e 2017. “Em 2019, me inscrevi, mas não estava me sentindo preparado para participar, e retornei esse ano com sede de vitória. Minha família sempre foi de escola de samba, de bloco, sempre foi de folia, eu só vim herdando essa tradição”, revela. Paulo tem 27 anos, 1,87 de altura, pesa 160 kg e mora na Cohab Anil III.
Rainha pela segunda vez, Andressa Tainá Lima de Sousa tem 25 anos, 1,64 de altura, 62 kg e vem do bairro Ivar Saldanha. “Já ganhei o título em 2017. Agora sou bicampeã, porque quem é rainha não perde a majestade. A minha preparação foi com muito treino na academia, porque temos que mostrar um corpo bonito. Não faço dieta, minha dieta é do mocotó, como de madrugada e acordo feliz. Dormi Tainá e acordei rainha”, conta. Tainá recebeu da Rainha de 2019, Itayanna Abreu Santos, a faixa, a coroa e o manto.
É a primeira vez que Naiara dos Santos Viana conquista o título de 1ª Princesa. Com 27 anos, a jovem é moradora da Cidade Olímpica e conquistou os jurados com muito samba no pé, com seus 1,62 de altura e 62 kg. “Estou muito emocionada, não estava nem acreditando que eu iria ganhar por ter tantas meninas boas. Ensaiei durante uma semana, com alimentação correta e preparação física para poder aguentar o pique. Eu amo sambar, então eu queria mostrar o meu samba no Carnaval de São Luís”, explica.
Pricila Aroucha Pinheiro é a mais nova 2ª Princesa do Carnaval de São Luís. Moradora do bairro Macau, em São José de Ribamar, Pricila tem 22 anos, 1,67 de altura e pesa 58 kg. “Senti muita emoção. A princípio eu não tinha acreditado. Estou muito honrada com o meu título e prometo honrar ainda mais o meu reinado. Carnaval significa alegria, paixão, cultura, é a união entre os povos”, destaca.
CHAVES
A Corte receberá, na abertura dos circuitos oficiais, a Chave da Cidade, que será entregue simbolicamente no dia 21 de fevereiro, às 19h, na Passarela do Samba, cuja programação prossegue até o dia 25, Terça-feira Gorda de Carnaval. No local, haverá apresentações de grupos de tambor de crioula, desfile de tribos de índio, blocos tradicionais, turmas de samba, blocos organizados e escolas de samba. Na Quarta-Feira de Cinzas (6), às 14h, será a apuração dos concursos realizados na Passarela do Samba, com local ainda a definir.
Durante o mandato da Corte Momesca, eles participam de festas, desfiles, espetáculos públicos, shows, eventos ou festividades semelhantes, levando toda a alegria do Carnaval de São Luís. A festa de coroação contou ainda com DJ, Banda Curumim Peralta, Grupo Madrilenus e Bateria da Favela do Samba.
Pão com Ovo vai virar filme
Dos palcos para as telonas, a comédia ‘Pão com Ovo’ vai retratar os encantos e peculiaridades de São Luís e do Maranhão por meio de longa-metragem. O governador Flávio Dino assegurou o apoio do Governo para a produção do filme, em reunião com os integrantes do grupo teatral, nesta quinta-feira (23), no Palácio dos Leões.
O secretário de Estado da Cultura, Anderson Lindoso, destacou a relevância do trabalho do grupo ‘Pão com Ovo’ na disseminação da cultura maranhense.
“Há oito anos, o grupo leva a nossa cultura para os teatros de todo o País e até do exterior, e pretende, em breve, mostrar as belezas do nosso estado por meio de um filme, que contará com o apoio do Governo”, enfatizou Lindoso.
Ator e diretor da comédia, César Boaes vê o apoio do Governo como um incentivo à cultura do Estado. “Queremos mostrar uma São Luís bonita, um Maranhão colorido, como de fato são; e o Governo do Estado se mostra sensível, facilitando e apoiando as produções cinematográficas locais”, pontuou.
Visto por mais de um milhão de pessoas, o espetáculo ‘Pão com Ovo’ já esteve em setenta municípios maranhenses, com o apoio do Governo do Maranhão, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura. O grupo já se apresentou nos principais teatros do país, além de países da Europa, como Itália e Portugal.
Vinil & Poesia recebe ZéMaria Medeiros
Marcando o agenda cultural da semana em São Luís (MA), todas às quartas-feiras, o sarau “Vinil & Poesia” reúne uma gama de apreciadores para ouvir boa música e recitar poesia no Cazumbá Lounge (Rua Mandacarus – Lagoa), sempre a partir das 20h.
A iniciativa tem entre seus objetivos, difundir a cultura poética e do vinil com uma estética interessante dentro da diversidade e todas as vertentes musicais... Direto da ponta da agulha, raridades e grandes sucessos da música popular brasileira, clássicos internacionais...E destaque para a produção maranhense, tanto na música quanto na poesia.
O local é diferenciado, seguindo uma linha alternativa mas privilegiando os serviços; o cardápio, atendimento e promoções especiais de cervejas e drinks vem agradando em cheio o público do “Vinil & Poesia”, capitaneado pela jornalista e DJ Vanessa Serra.
A discotecagem com set 100% vinil é intercalada com um recital interativo, feito de maneira espontânea, o microfone é aberto a quem possa interessar. O momento é dado quando um dos presentes se sentir à vontade para subir ao palco e declamar poemas de autoria própria ou de seus autores favoritos. Essa dinâmica forma uma atmosfera envolvente, descontraída e única.
Inclusive, nesta quarta-feira, 29, o projeto recebe a participação especial de ZéMaria Medeiros, poeta-músico, que fará uma apresentação no palco e também estará autografando alguns dos seus títulos, que estarão à venda no local.
Natural de Barra do Corda (MA), radicado em São Luís (MA), ZéMaria tem sete livros publicados: Jo-Zé (1978), Mais um homem no mundo (1980), Metade 4º Extrato (1981), Par Ímpar (2000), O fruto da ira é doce (2005) e Café do Tempo (2011) e A Rua é Nua (2017). Além de poemas publicados nas revistas 6, 7 e 8 da Uns & Outros da Akademia dos Párias. É músico da Cia Circense de Teatro e Bonecos e idealizador do projeto cultural A Vida É Uma Festa, na Praia Grande desde 2004. Gravou o CD “Onde tá o coro” em 2012.
A próxima convidada especial do “Vinil & Poesia” será a cantora e compositora Dicy Rocha, dia 5 de fevereiro. Ela vai apresentar trechos do seu novo trabalho de poesias cantadas.
“Desde o finzinho do ano passado a DJ Vanessa Serra sentou praça no Cazumbá Lounge, na Lagoa. Às quartas-feiras, às 20h, ela comanda o sarau "Vinil & Poesia”. Nesta quarta-feira (29), a noite marcará um reencontro. ZéMaria Medeiros, que desde 2002 comanda o evento semanal ‘A vida é uma festa’, no Beco dos Catraieiros, na Praia Grande, sempre às quintas-feiras. Reencontro por que Vanessa Serra, no início daquela empreitada, foi assessora de comunicação do projeto, ajudando a consolidar seu nome na cena cultural da capital maranhense. Tanto o Vinil e Poesia quanto A vida é uma festa são marcados pela espontaneidade e democracia no uso dos microfones e do palco”, ressalta o jornalista Zema Ribeiro.
“ZéMaria Medeiros é um grande poeta e agitador cultural e sua presença neste projeto recente muito me honra. Espero que o fato de ele ter aceitado o convite seja uma espécie de benção, a prever a longevidade do Vinil & Poesia. Quem sabe daqui a alguns anos a gente não comemore a mesma idade de A vida é uma festa?", brincou, a sério, a DJ anfitriã.
Sabemos que tudo aquilo que comove, sensibiliza e desperta sentimentos é poesia...beleza em forma de palavras...e versos comungam perfeitamente com a sonoridade e a estética do vinil, o formato mais tradicional de se ouvir música, com seu charme inconfundível, voltou com força total ao mundo contemporâneo.
A ideia do sarau foi lançada em dezembro de 2019, são noites agradabilíssimas; dentro da proposta, o primeiro convidado que abriu o recital poético foi o jornalista Zema Ribeiro com poemas de Paulo Leminski, mas já passaram por lá o músico Tutuca Viana, o DJ Jorge Choairy e a cineasta Ana Tércia Lobato com poemas de Lúcia Santos, o economista Felipe de Holanda e a professora Karla Castro entre outras pessoas que subiram ao palco para expressar-se, comungando o conhecimento e o pensamento crítico, fundamentais.
SERVIÇO
Vinil & Poesia
DJ Vanessa Serra e Recital interativo
Todas as quartas-feiras, 20h.
Cazumbá Lounge - Rua Mandacarus – Lagoa.
Couvert: R$ 8.
Mais informações e reservas: 98 99177 2593
sexta-feira, 24 de janeiro de 2020
1ª edição do Sesc Geek Acontece neste sábado
Filmes de super-heróis, histórias em quadrinhos (HQs) e seriados, a cultura nerd e pop veio para ficar e tem conquistado fãs de todas as idades. No Sesc os amantes desse universo tem espaço garantido. A primeira edição do Sesc Geek deste ano acontece no sábado, dia 25 de janeiro, das 13h às 17h, no Sesc Deodoro. Com entrada liberada para o grande público, os destaques da programação são os concursos de cosplays e K-pop.
Se transformar em seus personagens preferidos era um desejo que antes era apenas da criançada, mas hoje se transformou em arte. O tradicional concurso de cosplay do Sesc Geek recebe inscrição no local de realização do evento até às 14h30. O desfile está agendado para iniciar às 15h.
Na inscrição deverão ser informados: O nome completo do(a) participante, o nome do personagem do qual fará cosplay e idade. A imagem de referência do personagem deverá ser levada e entregue impressa aos jurados no dia do evento. Tempo máximo de desfile 40 segundos.
O concurso de k-pop acontece logo em seguida, às 16h. Todos os participantes inscritos deverão estar no local do evento com pelo menos 1h de antecedência, devendo realizar a confirmação de sua inscrição junto a organização do concurso com até meia hora de antecedência do mesmo.
Na programação o público também poderá se divertir na área de games, stands de produtos, bingo, geek quizz, sala kpop e concurso kpop solo e apresentações especiais. O evento tem o apoio da Sekai Produções.
A cultura geek está fortemente presente na sociedade atual, apresentando-se como tendência. A palavra tem origem inglesa e é usada para representar fãs de tecnologia, jogos eletrônicos, história em quadrinhos, filmes e séries.
Pré-carnaval esquenta a Ilha
Com ou sem chuva as programações para o
pré-carnaval de rua de São Luís já estão garantidas. Desta sexta-feira até
domingo, tem opções para todos os gostos com toda a diversidade de brincadeiras
e ritmos que é peculiar ao carnaval do Maranhão. Se você for folião, escolha
onde quer se divertir e tenha um bom pré-carnaval.
Nesta sexta-feira a programação do pré-carnaval
do Governo do Estado será a partir das 17h, na Praça Nauro Machado (Centro
Histórico), com as apresentações das Tribos de Índio Sioux, Carajás, Itapoã,
Guarany, Tupinambás, Kaiapó; e dos grupos Divina Batucada, Bloco Tradicional Os
Apaixonados, Bloco Afro Juremê, Escola Favela do Samba, Banda Confraria do
Copo.
Hoje também acontecerá o encontro dos
blocos tradicionais a partir das às 17h, na Praça Deodoro, de onde os grupos
sairão juntos para a Praia Grande. A promoção é da Secretaria de Estado da
Cultura, em parceria com a Associação e a Academia de Blocos Tradicionais. Desfilarão os blocos: Os Foliões, Os Brasinhas, Os Feras, Os
Tremendões, Os Vampiros, Príncipe de Roma, Originais, Os Curingas, Os
Vingadores, Falcão de Prata, Kambalacho
do Ritmo, Gladiadores, Renovação do Ritmo, Os Tradicionais do Ritmo, Os Trapalhões
e Os Inacreditáveis.
“A
beleza das fantasias, o ritmo contagiante e a explosão sonora dos blocos
tradicionais com seus grandes tambores contratempos serão novamente
vivenciadas. A exemplo do que vem acontecendo nos últimos anos, o Bloco Os
Foliões tem apresentado personagens alusivos ao tema. Este ano, o Bloco trará
as bruxinhas da folia, e qualquer pessoa pode participar, basta se trajar de
bruxa ou outro personagem referente ao dia delas (o Halloween)”, afirmou
William Moraes Correa.
No sábado, 25, tem programação pela manhã
no pré-carnaval do Maranhão, na Praça
Nauro Machado, a partir das 9h, com Cortejo Bloco Tradicional Os Diferenciados,
Cortejo Bloco Afro Aruanda, grupos de samba Black Resenha e Filhos de Iaiá,
encerrando a manhã. À tarde a folia recomeça na Avenida Beira-Mar, às 15h com a
Banda Mix in Brazil, e em seguida, Bloco Tradicional os Imbatíveis, Bloco
Alternativo Máquina de Descascar’alho e Trio Jegue Folia.
Bloco
da Imprensa
No sábado (25) o Bloco da Imprensa promove
a segunda edição, às17h, na Praça dos
Catraieiros (em frente ao Bar do Porto, Praia Grande). O Bloco da Imprensa é
pauta obrigatória para os profissionais de comunicação e foliões maranhenses.
Com apoio do Governo do Maranhão/Secma, o bloco antecipa há 23 anos o carnaval
dos jornalistas, radialistas, técnicos e colaboradores que trabalharão nos dias
oficiais da folia.
No roteiro musical mais uma vez fica
mantida a tradição em valorizar a rica diversidade cultural do Maranhão. “É um espaço para a gente reunir os amigos,
reviver velhas histórias, reencontrar pessoas e curtir as melhores atrações do
carnaval de São Luís”, opina Célio Sérgio, um dos organizadores do bloco ao
lado do jornalista Joel Jacinto.
A folia começa às 17h com a passagem do
Bloco Afro Abiyeye Maylô, do bairro da Liberdade. Em seguida, será a vez do
grande baile a céu aberto com a Banda Confraria do Copo. Em seguida será a vez
da mais pura batucada do carnaval maranhense, com apresentação do Bloco
Tradicional Os Brasinhas. Logo após é a vez da bateria ‘Explosão’ da Turma do
Quinto, sendo acompanhado nas vozes dos interpretes Gabriel Melônio e Luís
Carlos Vovó. Ainda da Madre Deus sobe ao palco o grupo de samba Madrilenus, e
para encerrar a noite o show de carnaval de Marco Dualibe.
Neste ano, o bloco celebra os 50 anos do
curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão. Com o tema Jubileu de Ouro: Diploma Sim!, os
trabalhadores da imprensa defendem a luta nacional da FENAJ (Federação Nacional
dos Jornalistas) pela obrigatoriedade da formação universitária para o
exercício do jornalismo profissional.
Bloco
da Bandida
Também
no Centro Histórico tem a primeira saída da Bandida, neste sábado, 25, que este
ano vai arrastar os foliões pelas ruas do Centro Histórico com novo local de apresentação.
Será a partir das 16h a concentração na Rua do Egito, na esquina do antigo Cine
Roxy. De lá, o cortejo passa pelas ruas do Centro Histórico. “O tema deste ano
é Com muita saliência e nenhuma
violência. Teremos duas bandas, a de chão que vai com o cortejo e o nosso
símbolo, que é a boneca e a de palco que vai ficar tocando os clássicos das
marchinhas de carnaval”, informa a
organização. Tradicional na Ilha, há mais de 20 anos o bloco já levou milhões de foliões às ruas
do Centro histórico da cidade.
Bicicleta
do Samba
No sábado também tem a Gincana Carnavalesca da Bicicleta do Samba, a
partir das 16h, no estacionamento do antigo Casino Maranhense (Restaurante
Sabor Especial), na Avenida Beira Mar. E tem percurso com a Jardineira da
Alegria, a partir das 21 h., quando a trupe percorre as ruas do centro da
cidade de São Luís em uma grande festa surpresa para a população ludovicence,
maranhenses e turistas que estiverem circulando pela cidade.
Neste ano, segundo informou o idealizador
da brincadeira, Gutemberg Bogéa, o bloco vai se concentrar com um samba a cada
final de semana, em um barzinho ou logradouro da cidade, formando uma grande
roda de samba que reviverá suas origens de como tudo começou. A organização irá
dá dicas de sua concentração, divulgando pontos históricos e culturais da
capital como referência de sua localização a cada final de semana, em uma
bacana forma de gincana e resgate da verdadeira folia ludovicence.
Madre
Deus
No domingo, 26, o caldeirão ferve é
na Madre Deus (Beco do Gavião), a partir
das 16h, com Bloco Afro Netos de Nanã, Bloco
Tradicional Companhia do Ritmo, show de
Gabriel Melônio, Escola de Samba Unidos de Fátima e grupo de samba Marabloco.
Além da programação oficial do governo do
estado, blocos alternativos e de samba realizam suas próprias apresentações
reunindo centenas de participantes em torno da folia.
quarta-feira, 15 de janeiro de 2020
Galeria Trapiche abre inscrições para oficina de Origami
Um olhar diferenciado tem o poder de transformar coisas simples em arte. Assim acontece com o origami, que permite a criação de diversos objetos a partir da dobradura de papel. A Galeria Trapiche tem a oportunidade para quem deseja aperfeiçoar esta arte, com a oficina de Origami, que vai acontecer nesta quinta-feira (16), das 15h30 à 17h, realizada pelo Centro de Cultura Oriental Ozaka. A Galeria é um equipamento da Prefeitura de São Luís, coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult).
"A Galeria Trapiche proporciona aos artistas maranhenses espaço para apresentação de seus trabalhos, além de oferecer oficinas que integram o plano de ações da casa, como a oficina de Origami. É um curso de importante estímulo à criatividade, além do aumento da capacidade de concentração dos participantes", comenta a diretora da Galeria, Joseane Oliveira.
Origami é uma palavra japonesa que significa dobrar papel. A prática da arte de origami traz inúmeros benefícios, como estimular a memória, coordenação motora, percepção de formas e cores e outros. A oficina tem como objetivo divulgar a arte e conectar as pessoas e acontecerá em meio à exposição "Olhar que ecoa", do artista visual Mário de Jesus, que fica em cartaz na Galeria Trapiche até a sexta-feira (17).
Durante a formação, serão ensinados origamis básicos e a faixa etária de participação é a partir de sete anos. As inscrições são gratuitas e feitas via WhatsApp, em que os interessados precisam enviar o nome completo para o número (98) 98781-6459.
O Centro de Cultura Oriental Ozaka foi fundado em 1975 pelo mestre Martins, inicialmente com as práticas de Kung Fu, em seguida foram integrando-se novas práticas como meditação, Tai Chi (movimentos retirados da natureza e aliados com a respiração), esgrima japonesa (escola de lâmina que aborda o princípio samurai), ikebana (técnica de composição de arranjos florais japoneses) e o origami (dobradura em papel). O centro também trabalha com a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), tratando pessoas com terapias naturais. Outras informações no perfil do Instagram @ozakaorigami.
Sábado tem Bloco da Imprensa 2020
O Bloco da Imprensa 2020 é pauta obrigatória nesse sábado, 18, para os profissionais de comunicação e foliões maranhenses. Com apoio do Governo do Maranhão/Secma, o bloco antecipa há 23 anos o carnaval dos jornalistas, radialistas, técnicos e colaboradores que trabalharão nos dias oficiais da folia. A programação começará às 17h, no palco instalado na Praça dos Catraieiros, na Praia Grande, em São Luís/MA.
Nesse ano, o bloco celebra os 50 anos do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão. Com o tema ‘Jubileu de Ouro: Diploma Sim!’, os trabalhadores da imprensa defendem a luta nacional da FENAJ pela obrigatoriedade da formação universitária para o exercício do jornalismo profissional. A programação desse sábado será aberta às 17h, com apresentação do Bloco Afro ‘Neto de Nanã’.
Em seguida haverá show da Banda das Peruas, Bloco Tradicional Alternativo Príncipe de Roma, Escola de Samba Turma de Mangueira, Grupo de Samba Feijoada Completa e o encerramento com show de Marcos Duailibe. O Bloco da Imprensa é uma continuidade de um trabalho iniciado na década de 80 pelo publicitário Ray Santos (in memorian), que realizava o Baile da Imprensa, na sede do antigo Casino Maranhense.
Em 1997, os amigos jornalistas Francília Cutrim, Selma Figueiredo, Flora Dolores, Rosário Costa, Margareth Margô, Paulo Washington, Felix Alberto, entre outros, criaram o ‘Bloco do Imprensa’, que reunia-se aos sábados do pré-carnaval em áreas do circuito do carnaval de rua do Centro histórico e Litorânea. Desde 2009, o agora ‘Bloco da Imprensa’, sob a direção dos comunicadores Joel Jacintho e Célio Sérgio, realiza a folia da imprensa na Praça dos Catraieiros, em frente ao Bar do Porto.
Bruno Shinoda é atração de festa de carnaval
O maranhense Bruno Shinoda tem alçado vôos mais altos em sua carreira. Devido o carisma do cantor, perceptível nas atrações realizadas nas noites da ilha, fazem com que o crescimento da popularidade traga a oportunidade de novos shows, bem como de apresentações diferenciadas e também de novas músicas, a fim de agradar os fãs.
As entradas para a festa estarão disponíveis na bilheteria da New Gardens (Av Holandeses, ao lado do Rio Poty Hotel - Ponta D'Areia) no valor de R$ 30. A realização é da Bia Guterrez produções.
Em clima de Carnaval, Zeca Baleiro lança EP com marchinhas inéditas
Zeca Baleiro já se apresentou incontáveis vezes na programação carnavalesca pelo Brasil, com um repertório animado e afetivo de marchinhas, frevos, sambas, sambas-enredo... Este ano, lembrando os antigos carnavais e seguindo a tradição das marchinhas políticas, Baleiro lança o EP “Escória” como esquenta para o Carnaval. “São marchinhas de carnaval políticas. A intenção é que todo mundo possa cantar nas ruas, a plenos pulmões, contra esse governo burro e ressentido”, convoca Baleiro.
“Escória” chega nas plataformas digitais dia 31 de janeiro e reúne quatro marchinhas inéditas de Baleiro: “Escória”, que dá nome ao EP; “Bichos Escrotos II”; “Você não quer Dividir o Avião” e “Babaca Mané”.
Cancioneiro português
Zeca Baleiro lançou, em primeira mão em Portugal, o single "Às Vezes o Amor", do cantautor português Sergio Godinho. "Às Vezes o Amor" também ganhou um videoclipe, que pode ser conferido no canal do artista no YouTube. O single fará parte do álbum "Canções d'Além-mar", que será lançado em CD e nas plataformas digitais, no primeiro semestre de 2020.
“Este disco ‘Canções d'Além-mar’ é uma declaração de amor à música feita em Portugal, com ênfase na produção das últimas décadas. É parcial como todo tributo. Não é uma antologia, mas um recorte afetivo do cancioneiro português feito por um músico brasileiro, uma homenagem sincera e apaixonada”, comenta Zeca Baleiro.
Desde 2000, Zeca Baleiro tem realizado bem-sucedidos espetáculos em Portugal, em temporadas regulares. A convite de Sérgio Godinho, em 2001 se apresentou pela primeira vez para um grande público em Portugal, na Festa do Avante. Agora, é de Sergio Godinho o primeiro single escolhido para apresentar o álbum em que grava somente compositores portugueses, um projeto que Baleiro vem acalentando há alguns anos.
"Às Vezes o Amor" é um lançamento da Saravá Discos, com distribuição digital da ONErpm. A arte tem a assinatura do artista plástico Elifas Andreato, o mago das capas de disco no Brasil.
[ficha técnica]
Às Vezes o Amor (Sergio Godinho)
Zeca Baleiro - voz
Adriano Magoo - rhodes e hammond
Tuco Marcondes - violão e guitarra
Fernando Nunes - baixo
Pedro Cunha - synths
Kuki Stolarski - bateria e percussão
+
Coro - Ana Duartti, Adriano Magoo, Hugo Hori e Tatiana Parra
*O single foi gravado no estúdio Space Blues, em S. Paulo.
Ufma abre nessa terça-feira inscrições para Oficina de Máscaras de Fofão
Personagem-símbolo do carnaval maranhense, o fofão ainda resiste e sempre dá as caras nos circuitos de ruas, blocos, cortejos e bailes da folia momesca. Essa criativa tradição da nossa cultura popular vem sendo preservada e repassada às novas gerações por meio de um trabalho contínuo que a Universidade Federal do Maranhão (Ufma) realiza com uma oficina anual de confecção de máscaras artesanais de fofão e uma exposição com as peças.
As inscrições para a nova turma da oficina estão abertas até o dia 24 de janeiro no site www.cultura.ufma.br ou na sede da Diretoria de Assuntos Culturais (Dac), no Palacete Gentil Braga (rua Grande, 782-Centro), em São Luís/MA. A realização é da Ufma, via Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), por meio da Dac. As aulas serão ministradas pela artista visual Marlene Barros, de 27 a 31 de janeiro/2020, das 14h às 17h30, na Sala de Artes Visuais do ‘Gentil Braga’.
A diretora da Dac, Li-Chang Shuen Cristina Silva Sousa informou que as vagas são limitadas e a ordem de inscrição será o critério adotado pela Ufma para a classificação dos participantes. “Lembramos ainda que os alunos deverão levar pincel largo, cola branca, tesoura, jornais, caixas de papelão e agulha grossa de mão. A oficina é gratuita. Poderão participar crianças, jovens e adultos”, disse a diretora Li-Chang Shuen Sousa.
Exposição
As máscaras produzidas durante a oficina serão expostas no dia 6 de fevereiro, às 19h, na Galeria Antônio Almeida do Palacete Gentil Braga. A mostra ficará aberta até 27 de fevereiro/2020, das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados. A oficina tem apoio das fundações Sousândrade e Josué Montello e da Superintendência de Comunicação e Eventos da UFMA. Inf: 98 3272 9361 e 9362 e no site: www.cultura.ufma.br.
Serviço
Oficina de Confecção de Máscaras Artesanais de Fofão
Inscrições: Até 24 de janeiro
Local: www.cultura.ufma.br e no Palacete Gentil Braga.
Realização: 27 a 31 de janeiro, das 14h às 17h30
Local: Palacete Gentil Braga (rua Grande, 782-Centro), em São Luís/MA.
Exposição Máscaras de Fofão
Abertura: 06 de fevereiro
Horário: 19h
Local: Palacete Gentil Braga
Visitação: até o dia 27 de fevereiro 2020
Para agendamento de visita monitorada: 98 3272 9361/9362.
Vinil & Poesia abre nova temporada no Cazumbá Lounge
Tudo aquilo que comove, sensibiliza e desperta sentimentos é poesia...beleza em forma de palavras...e versos comungam perfeitamente com a sonoridade e a estética do vinil, o formato mais tradicional de se ouvir música que voltou ao mundo contemporâneo com todo o seu charme conquistando antigos e novos adeptos.
“Vinil & Poesia” é a proposta de todas as quartas-feiras, a partir de 20h, no Cazumbá Lounge (Rua Mandacarus – Lagoa). A jornalista e DJ residente Vanessa Serra explora a discotecagem no vinil com recital interativo, todos os presentes podem se sentir à vontade para declamar poemas.
A ideia lançada em dezembro passado, já conquistou um público cativo para essas noites agradabilíssimas; o primeiro convidado que abriu o recital foi o jornalista Zema Ribeiro com poemas de Paulo Leminski, mas já passaram por lá o músico Tutuca, o DJ Jorge Choairy e a cineasta Ana Tércia Lobato com poemas de Lúcia Santos, o economista Felipe de Holanda e a professora Karla Castro entre outras pessoas que subiram ao palco para expressar-se, comungando o conhecimento e o pensamento crítico, fundamentais.
Nesta quarta-feira, 15, “Vinil & Poesia” vem abrindo a temporada 2020 com o mesmo intuito de saudar a poesia com destaque a produção maranhense, a diversidade e todas as vertentes musicais, mas numa pegada carnavalesca, afinal o período favorece... Direto da ponta da agulha o melhor da música popular brasileira, da cultura regional e clássicos internacionais numa atmosfera envolvente e única. Quem conhece, recomenda.
SERVIÇO
Vinil & Poesia
DJ Vanessa Serra e Recital interativo
Todas as quartas-feiras, 20h.
Cazumbá Lounge - Rua Mandacarus – Lagoa.
Couvert: R$ 10.
Mais informações e reservas: 98 99177 2593/ @cazumbalounge.
Quarta Cultural reúne artistas maranhenses em grande encontro
Nesta quarta-feira (15), a maranhensidade está em evidência! Desta vez, a Quarta Cultural, promovida pelo Centro de Referência Estadual em Economia Solidária (Cresol), órgão vinculado à Secretaria do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), reúne artistas maranhenses em grande encontro.
Realizada através de uma construção coletiva entre artistas, produtores locais e o poder público, a Quarta Cultural oportuniza que artistas mostrem aquilo que fazem de melhor na área da música, dança, teatro, poesia, cordel e outras artes.
Com entrada gratuita, o projeto acontece todas as quartas-feiras, a partir das 18h, na sede do Cresol, que fica localizada na Rua de Nazaré, 173, Centro Histórico de São Luís. O evento desta semana vai reunir diversos artistas que construíram e participaram da grade de apresentações durante o ano de 2019.
Realizada através de uma construção coletiva entre artistas, produtores locais e o poder público, a Quarta Cultural oportuniza que artistas mostrem aquilo que fazem de melhor na área da música, dança, teatro, poesia, cordel e outras artes.
Com entrada gratuita, o projeto acontece todas as quartas-feiras, a partir das 18h, na sede do Cresol, que fica localizada na Rua de Nazaré, 173, Centro Histórico de São Luís. O evento desta semana vai reunir diversos artistas que construíram e participaram da grade de apresentações durante o ano de 2019.