segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Um timaço de youtubers reunidos no cartaz de Internet - O Filme



O cartaz de “Internet - O Filme”, que acaba de ser divulgado pela Paris Filmes, reúne as maiores estrelas da internet brasileira em um mosaico de fotos. Julio Cocielo, Thaynara OG, Felipe Castanhari, Pathy dos Reis, Cellbit, Polado, Rafinha Bastos, Gusta, Cauê Moura, entre outros, estão no longa, que brinca com o universo das redes sociais.

Em diferentes tramas que se desenrolam a partir de uma convenção de youtubers, o filme mostra a louca corrida dos personagens pela fama. Com direção de Filippo Capuzzi Lapietra, roteiro de Dani Garuti, Rafinha Bastos, Mirna Nogueira e produção da Paris Entretenimento, “Internet - O Filme” estreia em grande circuito nos cinemas no dia 23 de fevereiro. A direção é de Fillipo Capuzzi Lapietra e o roteiro, de Dani Garuti, Rafinha Bastos, Mirna Nogueira.  #InternetOFilme

Longa de Frederico Machado ganha Mostra Tiradentes

O longa-metragem Baronesa, de Juliana Antunes, foi o ganhador do Troféu Barroco, dado pelo Júri da Crítica, na 20ª Mostra de Cinema de Tiradentes, e de prêmios de parceiros do evento. A cerimônia de encerramento aconteceu na noite de sábado (28 de janeiro), no Cine Tenda. A produção mineira também levou o Prêmio Helena Ignez, dado a um destaque feminino e que foi dado a Fernanda de Sena, diretora de fotografia do filme.

O trabalho marca a estreia de Juliana Antunes como diretora. Nos dez anos da Aurora, este é o segundo vencedor assinado por uma mulher (o outro foi Os Dias com Ele, de Maria Clara Escobar, em 2013; A Fuga da Mulher Gorila, ganhador em 2009, tem direção de Marina Meliande e Felipe Bragança). Em 2014, Juliana esteve em Tiradentes como integrante do Júri Jovem que premiou A Vizinhança do Tigre, de Affonso Uchôa.

Na Mostra Foco, o Júri da Crítica escolheu o curta-metragem Vando Vulgo Vedita, filme do Ceará dirigido por Andréia Pires e Leonardo Mouramateus. Ele também levou o Prêmio Aquisição Canal Brasil, no valor de R$ 15 mil.

Na Mostra Olhos Livres, o Júri Jovem premiou a produção maranhense Lamparina da Aurora, de Frederico Machado. Pelo Júri Popular, os ganhadores foram o curta Procura-se Irenice, de Marcos Escrivão e Thiago B. Mendonça, e o longa Pitanga, de Beto Brant e Camila Pitanga.



Confira os premiados da 20ª Mostra de Cinema Tiradentes

- Melhor curta-metragem Júri Popular: Procura-se Irenice (SP), de Marcos Escrivão e Thiago B. Mendonça

- Melhor curta-metragem pelo Júri da Crítica, Mostra Foco: Vando Vulgo Vedita (CE), de Andréia Pires e Leonardo Mouramateus. “Por instaurar uma vibração que transforma cada plano em um território lúdico, aberto à imprevisibilidade dos jogos de encenação; por traduzir, com frescor e beleza, uma experiência contemporânea de comunidade e resistência, frente aos extermínios em curso; por incluir a performance como estratégia narrativa no cinema.”

- Melhor longa-metragem pelo Júri Jovem, Mostra Olhos Livres, Prêmio Carlos Reichenbach: Lamparina da Aurora (MA), de Frederico Machado. “Pela singularidade irredutível da sua forma, este filme se distancia, de maneira absoluta, dos centros de gravidade habituais do cinema brasileiro. Um filme cujo desejo expressionista força a linguagem em direção ao inconsciente de si mesma e dos personagens: são olhos livres que percebem o que ainda não tem forma definida. Mais vale a força da experiência que o determinismo da gramática. Uma questão, sobretudo, de cinema, para além de qualquer função meramente comunicativa da linguagem.”

- Melhor longa-metragem da Mostra Aurora, pelo Júri da Crítica: Baronesa (MG), de Juliana Antunes. “Pela cumplicidade sem condescendência em relação às pessoas filmadas; pelo enfrentamento de estereótipos apaziguadores da boa consciência; pelo reconhecimento e afirmação da alegria e do prazer em meio aos desastres da experiência social brasileira; pela retenção da violência do extracampo; pelos riscos da mise en scène, ao assumir um gesto fílmico na iminência de desabar.”

- Prêmio Helena Ignez para destaque feminino: Fernanda de Sena, diretora de fotografia de Baronesa (MG). “Pela ressignificação do olhar sobre um universo de exclusão; pelo rigor da imagem e abertura do cinema ao mundo filmado; pela ocupação qualificada do espaço, numa função raramente conduzida por mulheres.”

 - Prêmio Aquisição Canal Brasil: Vulgo Vando Vedita (CE), de Andréia Pires e Leonardo Mouramateus

Bloco da Imprensa dá a largada no dia 4 de fevereiro


Vai começar a temporada pré-carnavalesca para os profissionais da comunicação. É que neste sábado, dia 04 de fevereiro (sábado) a partir das 19h, acontece a primeira concentração do Bloco da Imprensa, em frente ao Bar do Porto – Praça dos Catraieiros – Praia Grande – Centro Histórico de São Luís (MA). As outras concentrações  acontecem nos dias 11 e 18 de fevereiro. E o Baile da Imprensa, no dia 16 de fevereiro (quinta-feira), na Casa do Maranhão.

Para a primeira concentração, estão confirmadas as apresentações de Grupo de Tambor de Crioula, CarnaBoi, Bateria da Favela do Samba, Bloco Tradicional Os Feras, Grupo Madrilenus e Bloco Jegue Folia, entre outras atrações da nossa rica diversidade cultural.Também confirmaram passagem, os cordões carnavalescos ‘Só Safados” e a “Bicicleta do Samba”, para sacudir ainda mais a primeira noite da folia do Bloco da Imprensa.

Como sempre acontece ao longo dos últimos capítulos da folia do Bloco da Imprensa, na primeira concentração, serão homenageados os sonoplastas das nossas emissoras de rádio AM e FM. Na lista constam nomes que estão a décadas contribuindo com o sucesso do rádio maranhense, entre os quais: Francisco Barbosão, Antônio José (Totó), Gilson Araujo, Antônio Carlos, Carlito Internacional, Nonato Costa, Toinho Rocha, Magno Silva, dona Edileuza, Pedro Amaral, Paulo Henrique, Amadeu Oliveira entre outros. E serão feitas duas homenagens póstumas, aos jornalistas Jota Alves Filho e Rimundo Filho, que nos deixaram no ano de 2106.

Com o tema “Lava Jato da Imprensa”, o cordão carnavalesco da comunicação chega a sua 19ª edição, já que reúne desde o ano de 1998, com concentrações na Litorânea, Madre Deus, Abrigo da João Lisboa – Largo do Carmo. Já área da Praia Grande, é a nona vez que rola em frente ao Bar do Porto, a primeira ocorreu no ano de 2009.

A grande novidade, que para este ano, as três concentrações do Bloco da Imprensa, entram definitivamente no circuito da folia momesca do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo – SECTUR, com o envio de todas as atrações artísticas, estrutura de som, palco, iluminação, seguranças e colocação de grades de proteção para os foliões.

Baile da Imprensa
Outra grande novidade será a volta do tradicional Baile da Imprensa, que há tempo não rolava, e já tem data para acontecer, no dia 16 de fevereiro (quinta-feira), na Casa do Maranhão, com atrações artísticas a serem confirmadas. Foliões e convidados terão acesso por meio de pulseiras e com fantasias.

Baleiro bota bloco na rua


Há muito tempo o período carnavalesco deixou de ser motivo de festa apenas para quem gosta de samba, blocos, escolas. Por todo o Brasil a realidade é outra com diversas festas de vários gêneros musicais diferentes, o que se deve também à diversidade de culturas, etnias, pensamentos, ritmos, estilos. Nesse aspecto  São Luís terá um bloco, digamos, diferente do que é apresentado comumente no carnaval de rua da cidade.
O maranhense Zeca Baleiro confirmou presença na ilha na terça-feira gorda de carnaval, 28 de fevereiro. Acompanhado de Chico César e Fafá de Belém, ele comanda o Bloco do Baleiro, com concentração às 17h, na Praça da Casa do Maranhão. O anfitrião terá ainda como convidados os DJs Ademar Danilo e Jorge Choairy.
O Bloco do Baleiro é independente, com patrocínio da Skol, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Maranhão, e integra o circuito oficial do Carnaval oficial.
A presença de artistas de renome nacional visa fortalecer o período momesco no Maranhão, absorvendo experiências bem sucedidas de carnavais que atraem turistas de todos os cantos do país, como Recife e Salvador, entre outros.
A repercussão em torno dos nomes de Baleiro e seus convidados para o carnaval de São Luís foi a melhor possível, sobretudo nas redes sociais. Hoje em dia é difícil rotular o que é e o que não é carnaval: de festas gospel a alternativas para quem não gosta de carnaval, em fevereiro, no Brasil, tudo é carnaval. No Maranhão, não podia ser diferente.
Após a concentração, o Bloco do Baleiro percorrerá o circuito oficial (a ser divulgado em breve). A participação no bloco é gratuita. Para adentrar o seu cordão, a única exigência da produção é que o folião esteja fantasiado (a seu critério).
Zeca Baleiro, além de cantor e compositor de sucesso e de ter seu trabalho pop reconhecido, também tem um bailão, o Baile do Baleiro,  onde promove o encontro de artistas de tendências diversas, escreve livro e para jornais, compõe canções infantis, produz e resgata obra de artistas quase esquecidos, como Sérgio Sampaio, entre outras atividades.

20 anos de carreira
Neste ano ele completa aniversário de 20 anos de carreira, desde o lançamento de seu primeiro disco, Por Onde Andará Stephen Fry?, e promete muitas celebrações, a exemplo de show novo, talk show, lançamento de vinil inédito e de CDs, um novo site, plataforma digital de conteúdo musical, entre outras coisas.
 A comemorações começam com  o Baile do Baleiro, dia 16 de fevereiro em São Paulo. Criado há 13 anos o “Baile” promove o encontro de várias linguagens através de músicas de diversas gerações. Segundo Baleiro, seu baile é “um projeto amador, no melhor sentido da palavra”.
Com um espírito alegre e irreverente, o Baile do Baleiro rebobina composições de nomes como Anastácia, Novos Baianos, Pinduca, Simonal, Originais do Samba, Cassiano, Tim Maia, Hyldon, Oswaldo Nunes, Bebeto, Belchior e Marina Lima. Entre os hits do Baile, canções como Fogo e Paixão (Wando), Mesmo que Seja Eu (Erasmo), Nem Ouro Nem Prata (Rui Maurity), Mulher Brasileira (Benito di Paula), Fio Maravilha (Jorge Ben Jor), Sobradinho (Sá e Guarabyra) e Anunciação (Alceu Valença). Baleiro também costuma tocar sucessos próprios, como Babylon e Heavy Metal do Senhor.



sábado, 21 de janeiro de 2017

João do Vale, O Musical no palco do TAA

Iniciando as comemorações pelo segundo centenário do Teatro Arthur Azevedo, um dos teatros mais antigos do Brasil, a direção da Casa está com inscrições abertas até o dia 5 de março para a seleção de atores/atrizes, cantores(as)  para atuarem no espetáculo João do Vale, O Musical.
O espetáculo biográfico e fonográfico do cantor e compositor maranhense tem a pretensão de após a estreia em São Luís, com previsão para junho, ganhar outros palcos do Brasil. “Esse espetáculo está dentro da proposta das atividades de comemoração do bicentenário do Teatro. Além disso, é uma oportunidade para os nossos artistas de estrearem um grande espetáculo. É uma proposta ousada e que vale a pena, por toda a importância de João do Vale para o Brasil, que esse espetáculo não fique só em São Luís”, aponta o diretor do TAA, Celso Brandão.
Em 2016 fez 20 anos que João do Vale faleceu, deixando imortalizadas canções como Na asa do vento, Carcará (em parceria com José Cândido e imortalizado na interpretação de Maria Bethânia), Pisa na fulô (com Ernesto Pires e Silveira Júnior), Estrela miúda (com Luís Vieira), Bom vaqueiro, Peba na Pimenta (com Adelino Rivera) O canto da ema, entre outras.
Suas músicas eternizadas nas vozes de outros artistas e grupos são sempre carros-chefes de shows e apresentações locais e nacionais. Além disso, sua vida e obra são inspirações para shows teatrais e espetáculos musicais, como o que está sendo preparado pelo Teatro Arthur Azevedo.
A escolha da homenagem a João do Vale ocorreu devido a sua forte influência na música maranhense e nacional. Cantor conhecido por falar sobre a vida do homem do campo nordestino e de suas dificuldades de acesso a recursos básicos.
O espetáculo está em fase de roteirização e preparação da equipe que vai trabalhar na montagem. Serão selecionados oito artistas para participar do musical. A escolha será feita pela Comissão de Seleção do Teatro juntamente com a direção do teatro. O resultado dos pré-selecionados será divulgado no dia 10 de março no site oficial do Teatro Arthur Azevedo, nas redes sociais do teatro e na grande mídia.
Com esse musical, a direção do TAA tem a ambição de colocar a arte de São Luís no centro dos grandes espetáculos, a exemplo do que tem acontecido no Brasil. “Se você estiver acompanhando as programações, você vai ver que as grandes plateias  hoje são comédias e musicais. Então vai ser uma grande produção, um espetáculo grandioso que tem tudo para ir para outros lugares”, reforça Brandão.

Da inscrição
Para se inscrever o candidato deve ter no mínimo 18 anos de idade e ser cadastrado no Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão (SATED) ou ter em mãos a DRT provisória.
No ato da inscrição, que será realizada no site do teatro (www.cultura.ma.gov.br/taa/hs/2017/joaovale/), o candidato deverá anexar todas as informações e documento exigidos no edital como identidade, CPF e DRT. O candidato deverá disponibilizar portfólio artístico com foto 3x4 e link de vídeo de um minuto e meio com trecho de algum espetáculo na qual tenha atuado ou uma cena gravada para o seletivo.
As audições começam após as inscrições e estão marcadas para os dias 13, 14, 15, 16 e 17 de março. Durante esse período serão feitos testes de dramatização e canto. Algumas das habilidades que são pré-requisitos para o candidato compor o  elenco são: canto, interpretação, improviso, consciência corporal, postura, ritmo, técnica, expressão corporal e desenvoltura.
“Muitos candidatos estão me perguntando se é preciso saber cantar para fazer parte da seleção. Olha, o ideal é que o ator também cante, ou se for cantor, que também atue. Usando essas habilidades ele tem mais chances, mas para isso é que temos a audição para perceber todos esses detalhes e escolher o que o candidato ou a candidata que tenha o perfil mais adequado para o espetáculo, embora o que esteja acontecendo em espetáculos musicais pelo Brasil, é que muitos artistas apesar de não serem cantores, tem a afinação e o perfil necessário para compor o elenco”, diz o diretor.
Alguns desses artistas poderão fazer mais de um personagem e atuar até em três cenas diferentes. Os artistas que interpretarem João do Vale (dois) poderão contracenar com personagens de Chico Buarque, Maria Bethânia, e esses também terão que ter a habilidade do canto. “É uma tendência muito utilizada, especialmente em musicais, que um mesmo ator faça papéis diferentes, até mesmo pelo custo que uma obra dessa  grandiosidade representa”, exemplifica Brandão.
Os ensaios para o musical iniciam no mês de março e a previsão de estreia é para junho, na reabertura do Teatro Arthur Azevedo, que está em reforma.


Cronograma
Até 23h59 do dia 5/3 - Inscrições online para o edital (www.cultura.ma.gov.br/taa/hs/2017/joaovale/)
Dia 10/3 - Resultado dos candidatos pré-selecionados
Dias 13, 14, 15, 16 e 17/3 – Audições
20/3 – Divulgação do resultado final
21/3 – Previsão para início dos ensaios
1/6 – Previsão de estreia do musical


Documentário para O Guriatã


 A comunidade do Maracanã estará em festa neste final de semana para a gravação do documentário O Guriatã, em homenagem ao cantador Humberto Barbosa Mendes, o Humberto de Maracanã. A finalização do documentário coincide com a semana em que Humberto completa dois anos de falecimento (19 de janeiro) e está sendo realizada desde ontem com conclusão para hoje (sábado), às 20h, na sede do Boi.
Figura marcante na história do grupo folclórico, Humberto terá sua trajetória retratada em audiovisual por meio do edital Rumos Itaú Cultural. Uma equipe de São Paulo, composta por 8 pessoas da produtora Maracá Produções, está em São Luís para captar as últimas imagens que comporão o DVD durante as duas apresentações especiais do Batalhão de Ouro. A direção é de Renata Amaral e a produção de André Magalhães.
Essa será a última fase de gravação do documentário. Tudo está sendo preparado para os dois dias de gravações com o cuidado e a paixão que merece a memória de Humberto, personalidade da cultura popular que dedicou sua vida ao bumba meu boi, incentivando e contribuindo para que novas gerações compreendessem a importância do folclore para a vida de uma comunidade.
“A gente quer fazer esse documentário especial em nome da memória de Humberto, nos colocar à disposição para perpetuar toda a trajetória dele e a importância que ele teve e continua tendo para a cultura maranhense. Serão dois dias de apresentação, é como se fizéssemos mesmo uma festa”, comenta Maria José Soares, presidente do Boi de Maracanã e viúva de Humberto.
 Anteriormente já haviam sido gravadas cenas com Humberto na cantoria em suas apresentações. O material será montado também com imagens captadas nos festejos juninos do  ano passado, durante as apresentações do boi nos diversos arraiais da capital maranhense.
Segundo Maria José, o documentário terá ainda depoimentos dos chamados Amigos da Velha Guarda do Boi de Maracanã, pessoas próximas ao cantador, além de  passagens com a participação de outros cantadores do boi, como Humberto Filho, Ribinha de Maracanã e Tetêco. “Os depoimentos foram gravados, por exemplo, com Lourenço Barbosa, Malvino Maia, Vitor Santos, Pedro Paulo Marins e Zé Mário”, contou Maria José Soares.
O documentário além de eternizar a vida e obra de Humberto, acaba sendo um presente para a comunidade do Maracanã, brincantes e simpatizantes, que sempre tiveram seu local, beleza, cultura e paisagens exaltadas nos versos e rimas do cantador, assim, claro, como o Maranhão como um todo. Basta lembrar de toadas como Maranhão, meu tesouro, meu torrão; Maracanã mostrou a cara, Desperta Maracanã, entre outras.
“Humberto deu tudo de si para esse grupo folclórico. Acho merecida essa homenagem, sendo esta uma maneira de guardamos uma preciosidade sobre sua história, para que os futuros brincantes conheçam o legado que ele deixou. É uma maneira de não deixarmos a tradição morrer”, pontua Maria José Soares.
 Depois de finalizado, a próxima etapa é a prensagem. O lançamento está previsto para junho.
Mas enquanto junho não chega, o grupo vai tocando os projetos na sede do grupo folclórico, como por exemplo, as oficinas de bordado de indumentárias para o São João deste ano. “É tradição confeccionarmos novas indumentárias anualmente, pois primamos pela plástica do espetáculo. O Boi de Maracanã é um projeto secular que demonstra o amor de uma comunidade pela cultura maranhense. As pessoas que saem ou acompanham o grupo, seja no dia a dia ou nos terreiros juninos, fazem porque gostam das toadas, da dança e de tudo que envolve a nossa tradição”, disse a presidente.



Fim de semana com “Bom Gosto” e “Jammil” na Casa das Dunas



Imagem inline 3

A magia do pagode vai invadir São Luís neste sábado às 21h, durante mais uma edição do Bloco Aurora, na Casa das Dunas, com o grupo Bom Gosto. No domingo, o espaço sediará a festa “Jammil Sunset”, com a banda “Jammil e Uma Noites” envolvendo a todos no melhor clima da Bahia, a partir das 17h.

 Sábado, a alma do subúrbio carioca vai tomar conta da Casa das Dunas, com a esperada apresentação do grupo Bom Gosto, que tem os dois pés no samba e no pagode e braços no rap e na black music, entre outros ritmos. Surgido em 1990, o grupo trilhou um caminho de sucesso na música e hoje viaja todo o Brasil apresentando músicas como “Mô Love”,  “Parakundê”, “Esfrie a Cuca”, “Pra minha mina”, “Cumpadi Capoeira”,  “Coração Vagabundo”, “É bom à beça”, “Pagode Formado”, entre outras.

No domingo, será a vez da banda Jammil retornar ao espaço, com a energia do cantor Levi Lima. “Vamos ver o pôr do sol” é um dos trechos de um dos maiores sucessos de Jammil e também do projeto que a banda realizou em Salvador entre os meses de setembro de 2015 e janeiro do ano passado. 

No palco, o repertório é uma trilha para a alegria. Canções como “Colorir Papel”, “Celebrar”, “Mil Poemas” e “Você é Tudo” são exemplos de hits que, além do sucesso com o público, figuraram em trilhas sonoras de novelas da Rede Globo, como Fina Estampa, Salve Jorge, Alto Astral e I Love Paraisópolis.

Serviço
O quê? Shows de Bom Gosto e Jammil
Quando? Sábado (Bom Gosto), às 21h, e domingo (Jammil), às 17h
Onde? Casa das Dunas (Avenida Litorânea)

Ingressos: Para o Bloco Aurora, com Bom Gosto, sábado, R$ 50,00 (pista) e R$ 80,00 (Frontstage), à venda na loja ADJI (Tropical Shopping), Expressar (Avenida dos Holandeses), Bilheteria Digital (Shopping da Ilha e Rio Poty Hotel), Jéssica Cutrim Cosméticos (Shopping da Ilha) e Casa das Dunas (Avenida Litorânea); Para Jammil Sunset, R$ 40,00 (pista) e R$ 60,00 (Fronstage), à venda na expressar da Avenida dos Holandeses, ADJI do Tropical Shopping, Lacoste da Avenida dos Holandeses, Bilheteria Digital (Rio Poty Hotel e Shopping da Ilha) e Casa das Dunas. 

Mara Pavanelly no Bloco da Devassa SLZ


Prepare-se para curtir o melhor pré-carnaval do Maranhão, já com 6 anos de tradição, “Bloco da Devassa” dia (21), de janeiro a partir das 17h a folia vai começar em novo local, no Circulo Militar na Av. Litorânea  e o melhor com a voz incrível da baixinha Mara Pavanelly que vai matar a saudade dos fãs da ilha do amor. A programação não para por aí, tem mais gente boa sabe quem? Bruno Shinoda, Wandim Rey, Erickon Andrade, Gargamel, Filhinho de Papai e Dj Junior Bulacha. 

Chame os amigos e se prepare pra cair na folia que vai rolar no Circulo Militar. Venha se divertir em um local que oferece conforto, segurança, muita diversão, gente bonita e além de uma mega estrutura.


Serviço:
O que? Bloco da Devassa
Quando? 21 de janeiro 
Onde? Circulo Militar na Av. Litorânea
Quanto? Pista R$ 30,00; Front Vip R$ 50,00
Atrações: Mara Pavanelly, Bruno Shinoda, Wandim Rey, Erickon Andrade, Gargamel, Filhinho de Papai e Dj Junior Bulacha. 
Horário: A partir das 17 h 

Pontos de venda: Loja Gajo Shop da ilha
 Visótica Tropical
 Aleatory Rio Anil
 Lacoste Holandeses

Informações:
98155-9040 / 99113-1101
Assessoria:
Rita Matos Assessoria de Imprensa e Comunicação


Nota Oficial
Após a definição, pelo Ministério Público, de normas para as festas de pré-Carnaval, na comarca de São Luís, o Bloco da Devassa 2017 migrará definitivamente para o Círculo Militar, na Avenida Litorânea. O show da cantora Mara Pavanelly está confirmado para as 21h, no novo espaço, com toda a estrutura e conforto disponibilizados ao público pelo maior bloco de pré-carnavalesco do Maranhão. 

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Concha Acústica do Complexo da Lagoa da Jansen será entregue em fevereiro



A Concha Acústica da Lagoa da Jansen, em São Luís, palco de vários artistas importantes da música popular maranhense, recebe serviços de manutenção e requalificação para continuar sendo um espaço de valorização cultural. O local ficou abandonado por décadas sofrendo desgastes comprometendo sua estrutura. Honrando o compromisso de valorizar espaços públicos e culturais, o governo do Maranhão através da Secretaria de estado da Infraestrutura - SINFRA recupera toda a estrutura da concha acústica, incluindo palco, camarins, piso, banheiro externo, arquibancada e calçada do entorno.

Em fase de conclusão está o reforço estrutural da cobertura metálica que estava comprometida apresentando sinais de corrosão. A equipe de trabalho também está finalizando o reboco das paredes e arquibancadas além do piso dos banheiros, reforma da bilheteria e camarotes. As tubulações de água e esgotos também estão em fase final de instalação.

O encarregado de obra Izaquiel Sousa utiliza a academia da Praça da Lagoa sempre que está de folga, e confessa, está de olho nessa obra da Concha Acústica. “Pelo que vi a obra está sendo bem feita e também serão mais espaços públicos para serem usufruídos na nossa cidade”, disse Izaquiel.

Quem também está de olho e ansiosa para ver a obra finalizada é a vendedora Lucidal vaCamaro. “Trabalho aqui há 15 anos, nos últimos anos o movimento ficou parado e está mais difícil para vender. Espero que essa obra termine logo para ter mais movimento”, explicou a vendedora.

Os próximos passos da obra serão a instalação do forro do palco para garantir a acústica necessária, piso do palco com instalação de um novo piso industrial, pintura, urbanização, instalação das portas, basculantes, louças e metais. A parte elétrica será refeita com os cuidados necessários para garantir som, luz e ação durante as apresentações. Todo o planejamento está dentro do cronograma da obra prevista  para ser entregue em fevereiro de 2017.

Instrumentistas de 16 países, em Pelotas


Rio de Janeiro, janeiro de 2017 – A cidade gaúcha de Pelotas está em festa pelo 7º Festival Internacional Sesc de Música, com intensa programação em diversos locais da cidade até o dia 21. Com o objetivo de levar o repertório da música de concerto para plateias cada vez mais amplas e qualificar o conhecimento de estudantes e profissionais da área, o festival terá 47 apresentações previstas ao longo de 12 dias – todas com entrada franca – e contará com a presença de professores de 16 países.

Já consolidado no cenário cultural de Pelotas, o Festival ocupa casarios antigos, teatros, igrejas, ruas e parques. São mais de 450 profissionais da música, entre professores, alunos (270), músicos e técnicos, que participam de cursos (23), trocas de experiências e espetáculos artísticos.

Entre os destaques está o concerto de abertura, no Teatro Guarany, que recebe a Orquestra Unisinos Anchieta, com participação da banda Quarchêto e do solista Luciano Maia. Além disso, dia 21 de janeiro, a praia do Laranjal será palco para o espetáculo “Clássicos do Jazz”, com a Orquestra de Câmara do Festival e a solista Debora Neto. O encerramento do Festival, dia 27 de janeiro, no Largo do Mercado Público, será com a Orquestra Acadêmica do Festival e os solistas Eiko Senda, Flávio Leite e Frederico Sanguinetti, que trazem no repertório a obra ‘Carmina Burana’, obra mais conhecida do compositor alemão Carl Orff.

Outros importantes nomes da música de concerto mundial estarão presentes no Festival, ministrando aulas e orientando estudantes. Entre eles, está o italiano Emmanuele Baldini, Spalla da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo; Marcelo Jardim, brasileiro e professor de Regência de Banda e Prática de Orquestra da Escola de Música da UFRJ, e Artur Elias, flauta solo da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.

O 7º Festival Internacional Sesc de Música atuará em dois principais eixos: Pedagógico, direcionado para estudantes e profissionais da música, e Sociocultural, programação de concertos e espetáculos diversificada e gratuita para a comunidade em diversos locais da cidade e da zona rural.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site www.sesc-rs.com.br/festival.

Cachorro Grande estreia Electromod em São Luis



cid:image007.jpg@01D2141D.21833620

No segundo semestre deste ano, a Cachorro Grande cai nas estradas brasileiras com a turnê de Electromod, recém-lançado disco dos prestigiados artistas. Distorções, riffs e solos no melhor estilo Cachorro Grande compõem o álbum, que em 20 de janeiro (sexta-feira) será tocado em São Luis, na recém-aberta Fanzine.

Além da faixa título do álbum (que tem dado muito o que falar) e de outras novas bombas, a Cachorro não deixará de levar na turnê de Electromod os eternos sucessos de 17 anos de banda.

Sobre a Cachorro Grande

A Cachorro Grande foi formada em 1999, em Porto Alegre, e é atualmente composta por Beto Bruno (vocal), Marcelo Gross (guitarra), Gabriel Azambuja (bateria), Pedro Pelotas (teclados) e Rodolfo Krieger (baixo). De lá pra cá, os gaúchos se tornaram uma referência da música nacional graças às apresentações explosivas em palcos do Brasil afora, mérito reconhecido com o prêmio de melhor show entregue à Cachorro na cerimônia do VMB da MTV, em 2007.

Calcado em influências que vão de Mutantes a Beatles, Rolling Stones e The Who, o som da banda transita pelo rock clássico, britpop e elementos eletrônicos. O grupo já se apresentou com grandes nomes do rock nacional, como Skank e Marcelo D2, e abriu shows de Oasis a Rolling Stones.

SERVIÇO
Cachorro Grande em São Luis

Data: 20/01 (sexta-feira)
Local: Fanzine, Avenida Beira Mar em frente à Praça Manoel Beckman
Abertura da casa: 22h
Ingressos: www.fanzineslz.com.br (sem taxa de serviço) e lojas Over All
1º lote 60,00
2º lote 70,00
3º lote 80,00

Cemar lança edital para seleção de projetos culturais e esportivos 2017


 Até o dia 31 de janeiro estarão abertas as inscrições de mais um Edital para a Seleção de Projetos de Esporte e Cultura da Cemar 2017. Os patrocínios são destinados a projetos aprovados por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte e à Cultura, que estiverem em conformidade com as condições e exigências estabelecidas no edital da Cemar que está disponível no site www.cemar116.com.br.
A Companhia adotou esta metodologia para garantir a transparência do processo, democratização no acesso aos recursos e possibilitar que mais pessoas conheçam as linhas de investimentos que ela possui.

A Cemar receberá os projetos com certificado de mérito ou protocolo de entrada nas secretarias somente por e-mail até o dia 31 de janeiro. O Projeto deverá seguir o modelo deixado nas Secretarias de Estado da Cultura e Esporte para aprovação com planilhas orçamentária, descritiva e certificado. Depois desse período, os projetos passarão pelo Comitê interno da Companhia para avaliação final.
O edital é aberto para todo Maranhão, não há limite de aprovação de projetos. A participação no processo de seleção é totalmente gratuita.

Desde 2012, quando a Companhia começou a patrocinar projetos por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte e à Cultura, mais de 170 iniciativas foram contempladas, contribuindo para a inclusão social e o desenvolvimento do Maranhão.


Bloco Aurora na Casa das Dunas

O Grupo Bom Gosto  estará no Bloco Aurora, na Casa das Dunas (Avenida Litorânea), neste sábado, 21, às 19h.
Ingressos: R$ 50,00 (pista) e R$ 80,00 (Frontstage), à venda na loja ADJI (Tropical Shopping), Expressar (Avenida dos Holandeses), Bilheteria Digital (Shopping da Ilha e Rio Poty Hotel), Jéssica Cutrim Cosméticos (Shopping da Ilha) e Casa das Dunas (Avenida Litorânea). 

Lendo as Férias na Biblioteca vai até 20 de janeiro





Com uma programação de atividades culturais e recreativas a Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL), está realizando o Lendo as Férias na Biblioteca voltado para o público infantil entre 7 e 11 anos.

As atividades serão realizadas no prédio da Biblioteca Pública Benedito Leite, no espaço infantil e juvenil Viriato Corrêa, Praça Deodoro, Centro, São Luís – MA, no até o dia 20 de janeiro, no horário das 8h30 às 12h.

A grade de atividades inclui jogos culturais, oficinas de criação literária, passeio na Biblioteca, música, exibição de filmes, exposição de livros, contação de histórias e conversa com os escritores Natinho Costa Fênix e Beto Nicácio.

Programação
Dia 19 (quinta-feira)
- Roda de leitura
- Ler e brincar com as lendas nas férias
- Lanche
- Jogos: Dominó Braille, Jogo da Velha acessível, Dama acessível; “O Saci e os amigos da natureza” e “O reino da água”.

Dia 20 (
sexta-feira) - Participação Especial: Escritor Beto Nicácio
- Roda de leitura
- “Quadrinhos e animação, uma nova forma de contar as lendas”, com o escritor Beto Nicácio
- Lanche
- Conversando sobre acessibilidade
- Exibição do filme “A história verdadeira do sapo Luís” com recurso acessível - Jogo das bolinhas

Os livros nacionais, internacionais e de autoajuda mais vendidos em 2016

Confira na lista abaixo os livros nacionais, internacionais e de autoajuda mais vendidos de 2016, compilada pela Editora Saraiva:

NACIONAIS
1. Ruah - Quebrando Os Paradigmas de Que Gordura É Saúde e Magreza É Doença por Padre Marcelo Rossi (Editora Globo)

2. Diário de Larissa Manoela por Larissa Manoela (Editora HarperCollins)
3. Authenticgames - Vivendo Uma Vida Autêntica por Authenticgames (Editora Alto Astral)
4. Ansiedade - Como Enfrentar o Mal do Século - A Síndrome do Pensamento Acelerado... por Augusto Cury (Editora Saraiva)
5. Segredos da Bel Para Meninas por Bel (Editora Gente)
6. O Homem Mais Inteligente da História por Augusto Cury (Editora Sextante)
7. Herobrine - A Lenda por Mike (Geração Jovem)
8. Dois Mundos, Um Herói - Uma Aventura Não Oficial de Minecraft por Rezendeevil (Companhia das Letras)
9. Philia por Padre Marcelo Rossi (Editora Globo)
10. Muito Mais Que Cinco Minutos por Kéfera Buchmann (Companhia das Letras)

INTERNACIONAIS
1. Harry Potter And The Cursed Child - Parts I & II - Special Uk Rehearsal Edition (Littlehampton Books)
2. Harry Potter And The Cursed Child - Parts I & II - Special Us Rehearsal Edition (Scholastic)
3. Fantastic Beasts And Where To Find Them The Original Screenplay - Uk Edition (Littlehampton Books)
4. Harry Potter And The Philosopher's Stone (Macmillan Uk)
5. Harry Potter - Collectible Quidditch Set (Perseus Distribution)
6. O Livro de Urântia - Brochura (Perseus Distribution)
7. The Little Prince (Macmillan Uk)
8. Paris For One - Quick Reads (Bertram Books)
9. Harry Potter And The Chamber Of Secrets (Macmillan Uk)
10. Me Before You Movie Tie-In (Penguin Usa-id)

AUTOAJUDA
1. Ruah - Quebrando Os Paradigmas de Que Gordura É Saúde e Magreza É Doença Rossi por Padre Marcelo Rossi (Editora Globo)
2. Ansiedade - Como Enfrentar o Mal do Século - A Síndrome do Pensamento Acelerado... por Augusto Cury (Editora Saraiva)
3. O Poder da Ação por Paulo Vieira (Editora Gente)
4. Philia Rossi por Padre Marcelo Rossi (Editora Globo)
5. O Poder do Hábito - Por Que Fazemos o Que Fazemos na Vida e Nos Negócios por Charles Duhigg (Companhia das Letras)
6. A Mágica da Arrumação - A Arte Japonesa de Colocar Ordem na Sua Casa e na Sua Vida por Marie Kondo (Editora Sextante)
7. Por Que Fazemos o Que Fazemos? por Mario SergioCortella (Editora Planeta)
8. Gestão da Emoção por Augusto Cury (Editora Saraiva)
9. Ansiedade 2 - Autocontrole - Como Controlar o Estresse e Manter o Equilíbrio por Augusto Cury (Editora Saraiva)
10. Ela Confiou na Vida por Zibia Gasparetto (Editora Vida e Consciência)

Após hiato, Cogumelo Plutão grava DVD acústico em São Paulo

Sabe aqueles livros e filmes com títulos: "A incrível história de fulano de tal e..."? Pois se fosse feito um documentário da trajetória da banda Cogumelo Plutão, obrigatoriamente o título seria nessa linha. Incluindo o DVD que gravam agora em 7 e 8 de fevereiro em São Paulo, no Teatro UMC, 17 anos depois que explodiram no país todo.
O registro respeitará de certa forma o estilo pop roqueiro que os consagrou. Será acústico, com variações desenvolvidas no hiato forçado que a banda tomou, desde a explosão.
No auge do sucesso, o líder Blanch Van Goch foi diagnosticado com aneurisma e obrigado a tratamento nos Estados Unidos, em procedimento que só era realizado lá à época.
Foram dois anos e meio de hospital, oito meses em cadeira de rodas, em que não conseguiu exercer nada ligado à criatividade musical. Aproveitou para estudar, fez pós graduação em Psicologia da Comunicação e Faculdade de Engenharia de Som. Nesta, desenvolveu os fundamentos que guiam a produção do trabalho novo.
De volta ao Brasil, não retomou a banda e foi morar no campo, virou agricultor e se dedicou a projetos humanitários voltados a crianças carentes. Só que a música do seu Cogumelo Plutão não entrou em hiato.
No começo dos 2000, "Esperando na Janela" foi trilha da novela "Laços de Família", além de cair no gosto dos ícones do universitário sertanejo que surgiam. Cesar Menotti e Fabiano a gravaram, e apenas o clipe já bateu em milhão de visualizações. O disco que a trazia, "Biblioteca de Sonhos", passou disso em vendagem.
"Uma Vez Mais" foi para a novela "Alma Gêmea" no meio dos 2000 e manteve a chama em brasas, e a canção "Beijar na Boca" foi adotada por Claudia Leitte, entrou em seu "Ao Vivo em Copacabana" e foi outra que endossou o apelido de Blanch de "o cara das músicas eternas".
Todas estarão no DVD. Ao lado de 12 inéditas, que se formaram nos últimos cinco ou seis anos, quando a atividade musical foi aos poucos retomada.
O projeto traz duas sinalizações - a descoberta da banda da formação de nova cena musical, principalmente no Sul do país, de onde eles vêm, e a influência de regência e produção italianas no registro. Daí um trabalho longe do acústico tão somente cru, mas requintado, com qualidade sonora diferenciada, desde arranjo de cordas até utilização maior de piano.
Blanch Van Goch ao lado de Max (baixo), Phozzy (bateria), Leandro Salgado (guitarra), Thiago (teclado) e Marcelo (guitarra) convocaram Edu Ávila para a produção.
Com tudo isso é de se esperar um novo e belo capítulo nessa "incrível história de Cogumelo Plutão".
SERVIÇO
Dias: 07 e 08 de Fevereiro de 2017
Local: Teatro UMC – São Paulo
Endereço: Av Imperatriz Leopoldina 550 – Vila Leopoldina
Horário: 21hs
Tempo de duração: Aprox 1h30min
Lotação da casa: 300 pessoas
Ingressos: http://minhaentrada.com.br/evento/07-02-dvd-15-anos-acstico-cogumelo-pluto-5839