quarta-feira, 8 de junho de 2016

Soulvenir vence a primeira edição da EDP Live Bands no Brasil

É daqui do Maranhão, mais precisamente de São Luís e mais precisamente ainda, do Cohatrac, a banda vencedora da primeira edição da EDP Live Bands no Brasil, concurso criado em Portugal com o objetivo de descobrir e promover bandas independentes de rock e pop rock. Mesclando rock eletrônico com ritmos regionais, a Soulvenir, formada por Marlon Silva (baixo, sintetizadores e backing), Adnon Soares (vocal e guitarra), Domingos Thiago (guitarra, backing vocal), Wilson Jr. (bateria) e Sandoval Filho (teclados e sintetizadores), foi escolhida como a grande vencedora, entre as oito finalistas.

A decisão foi unânime entre o corpo de jurados, composto por Paulo Campos Costa, diretor-coordenador Global de Comunicação e Marketing do grupo Energias de Portugal (EDP), Álvaro Covões, da Everything is New, promotora de eventos de Portugal, Paulo Lima, da Fnac, Paulo Junqueiro, da Sony, e o ator português Ricardo Pereira. Esta primeira edição do concurso no Brasil foi considerada um enorme sucesso, pois foram mais de 1.400 bandas inscritas. Em Portugal, onde o concurso existe há dois anos, a média de inscritos do EDP Live Bands gira entre 300 e 400 por ano.

Como prêmio, a Soulvenir viajará a Portugal, onde participará, em julho, do NOS Alive 16, festival anual de música, que será realizado nos dias 7, 8 e 9 daquele mês, no passeio Marítimo de Algés, em Oeiras, na região metropolitana de Lisboa. A edição deste ano do festival tem presença confirmada de grandes nomes da música internacional, como Robert Plant, a banda Arcade Fire, o grupo Pixies e The Chemical Brothers, entre outros. Além de participarem do NOS Alive 16, os maranhenses Marlon, Adnon, Domingos Thiago, Wilson e Sandoval, tocando juntos há cinco anos em shows e festivais realizados em cidades do Nordeste e finalizando seu segundo disco, vão poder concretizar o sonho de toda banda independente: gravar um CD com uma grande gravadora, a Sony Music, incluindo suporte de marketing para o lançamento e a divulgação.

“A partir de agora, vamos ter mais condições de mostrar a música que fazemos para mais e mais pessoas. Essa é a maior oportunidade da história da banda!”, comemora Adnon, vocalista e guitarrista da Soulvenir.


Enquanto julho não chega...
Antes de ir para Lisboa os meninos da Soulvenir se preparam para agradecer ao público que votou e torceu no EDP Live Bands Brasil, com show dia 11/06 no Veneto Club (Lagoa da Jansen) e participação da banda Velttenz.
 Marlon Silva (baixo/backing vocal), Adnon Soares(vocal/violão/guitarra), Domingos Thiago(guitarra), Wilson Jr (bateria) e Sandoval Filho (teclado/sintetizador) não estão cabendo em si de alegria por terem conquistado a final do concurso.  
“Essa é a data que nunca esqueceremos por sentir tanta gratidão e com uma conquista que não é somente nossa. Obrigado todo mundo que se envolveu nisso desde os primeiros segundos. É surreal!”, agradecem os integrantes da banda. “Obrigado por nos darem a oportunidade de continuarmos nosso trabalho, dessa vez, em condições extremamente especiais. Obrigado por esse presente, por se envolverem de uma maneira que nos arrancou gritos e lágrimas. Isso tudo que aconteceu foi graças à vocês”, continuam.
Para Marlon Silva, baixista da banda, a “ficha ainda não caiu”
A Soulvenir toca rock alternativo/eletrônico/lounge e tem um trabalho autoral de destaque em São Luís desde 2011 mesclando esses estilos com letras em inglês. Já tem uma trajetória com passagem pela mídia especializada (2014/2015) e participação em alguns festivais nacionais como Ponto CE (2011), Festival do Sol (2015). Atualmente, finaliza seu segundo disco. E ainda teve seu segundo disco, Galaxy Species, como o primeiro lançamento pelo portal Musicoteca, marcando uma fase para a banda

Discografia:
Single Reach out The Sun
Single Pixel
EP Enigma

Disco Galaxy Species

Fonte: Com informações da Assessoria FNAC

terça-feira, 7 de junho de 2016

Prefeitura divulga lista de artistas para apresentarem-se no revezamento da Tocha Olímpica


A relação dos grupos artísticos e culturais que se apresentarão durante a passagem da Tocha Olímpica pela capital maranhense, no dia 12 de junho, foi divulgada pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult). Os selecionados foram escolhidos por meio do chamamento público nº 04/2016.
Nesta fase foram habilitados 98 artistas e grupos culturais que deverão apresentar-se 18h na segunda-feira (6), de 14h às 18h; terça (7) e quarta (8), das 8h às 12h e das14h às, na Coordenação de Eventos da Secult, localizada na Rua do Mocambo, nº 253, Centro.
As inscrições aconteceram entre os dias 2 a 20 de maio, na sede da Secult. A análise da ficha de inscrição e portifólio foi feita pela Comissão de Avaliação Artística e Elaboração da Programação Cultural do Evento da Passagem da Tocha Olímpica em São Luís.
PERCURSO
As apresentações culturais bem como a exposição do artesanato local serão feitas nos oito pontos pelos quais a Tocha passará. O trajeto terá início na sede da Prefeitura de São Luís, seguindo do Palácio La Ravardière para o Anjo da Guarda, Cohatrac, Turu, Avenida Litorânea e Espigão Costeiro. O final do evento será na Praça Maria Aragão, onde a Pira Olímpica será acesa.
A Tocha será levada por cerca de 140 condutores, entre atletas e pessoas da comunidade que percorrerão, ao todo, 39 quilômetros. Mais de 20 bairros de São Luís receberão o símbolo olímpico que será levado, ainda, para as cidades maranhenses de Barreirinhas e Imperatriz. Veja a lista de artistas e grupos classificados e o edital da chamada pública em anexo.

Celebrando à beira-mar de São Luís com Jammil


A banda Jammil e Uma Noites comandará a festa “Celebrar”, dia 11, às 19h, com shows de abertura de Herton Rá e Igor Oliveira e discotecagem do DJ Junior Bulacha. O evento acontecerá em clima de celebração para comemorar um ano de atividades da Casa das Dunas, e para isso, a banda baiana protagonizará um espetáculo musical marcado por repertório diversificado. O projeto já passou por diversas capitais brasileiras.  
A banda “Jammil e Uma Noites” está celebrando o sucesso de seu recente DVD, intitulado “Jammil de Todas as Praias”, um marco nos 19 anos de história do grupo baiano. O primeiro álbum ao vivo sob o comando do vocalista Levi Lima traz duas partes que revelam a versatilidade da banda, transitando pela praia “elétrica” e pela acústica, gravadas em uma festa náutica na Praia de Ponta Verde, em Maceió (AL), e na Ponta do Humaitá, em Salvador (BA), respectivamente.
O mês de maio marcou o lançamento nacional nas rádios de uma das faixas do DVD, “Cadarço, Sapato e Chiclete”. A canção é de autoria de Levi Lima e conta com participação do cantor Saulo Fernandes.  “Essa música é muito especial e a compus há alguns anos. Eu sempre quis gravá-la e tive a alegria de produzi-la com meu amigo e grande produtor musical Luís Lacerda e o privilégio de ter a parte rítmica arranjada e gravada por Marcio Victor, da Psirico”, revelou Levi.
A banda tem celebrado uma série de conquistas nos últimos anos. Além de prêmios como “Jovem Brasileiro”, em 2013, na categoria “Melhor Música”, foi indicado ao Grammy Latino no ano anterior pelo DVD só de clipes: “Jammil Na Real”. Em ano de Olimpíadas no Brasil, a banda também tem muito a comemorar. Embaladas pela música “Celebrar”, as meninas da Seleção Brasileira de Handebol conquistaram a medalha de ouro no campeonato mundial em 2014. A canção foi trilha dos treinamentos das atletas, que pretendem seguir a mesma fórmula de sucesso ao som de Jammil este ano, nos treinos e nas competições.
No show em São Luís, essa e outras canções, como “Sublime”, “Mil Poemas”, “Colorir Papel”, “Você é Tudo” (esta é conhecida também na voz do maranhense Mano Borges) e “Fácil de Cantar”, soarão como o estouro de champanhe sobre a orla marítima da capital maranhense, celebrando o sucesso e o progresso da Casa das Dunas, projeto genuinamente maranhense e referência nessa categoria de entretenimento.
Serviço
O quê ?Festa “Celebrar”, com “Jamil e Uma Noites”, Herton Rá, Igor Oliveira e DJ Junior Bulacha
Quando? Dia 11 de junho, às 19h
Onde? Casa das Dunas (Avenida Litorânea)
Ingressos: R$ 40 (pista) e R$ 70 (Frontstage), à venda na locadora 100% Vídeo (Avenida dos Holandeses), Errejota (Tropical Shopping) e Bilheteria Digital (Hotel Rio Poty, na Ponta d’Areia, e Shopping da Ilha) 

Cavalo de Pau em São Luís

A banda de forró Cavalo de Pau vai deixar sua marca no “Arraial Pertinho de Você”, essa sexta (10) a partir das 20h ao lado da Batuque Brasil, na Cohama. A abertura ficará por conta da liga dos artistas, com diversas bandas e cantores que fazem acontecer a noite em São Luís e danças típicas.
O Forró Cavalo de Pau carrega em si a força de ser um dos principais pilares do movimento do forró iniciado na década de 1990. Criado há 23 anos em Fortaleza pelo empresário Emanoel Gurgel, da produtora Somzoom, três anos após o surgimento da banda pioneira Mastruz com Leite, o grupo coleciona incontáveis sucessos no imaginário cultural nordestino. Músicas que estão presentes nos 17 álbuns próprios e dois DVD´s, um gravado em Cabedelo, na Paraíba e o outro em Aracajú, no estado de Sergipe.
Emoldurado pela inovação e diante de um leque de novidades a serem implementadas, o grupo gravou em agosto de 2015, o 2º DVD  de carreira em Fortaleza-CE e promete ser lançado ainda no segundo semestre deste ano, enriquecendo ainda mais sua discografia. Mais um projeto autoral lançado com o selo Somzoom foi o CD MP3 com os 50 maiores sucessos de carreira. Os dois trabalhos inusitados reúnem, num amplo repertório, as principais composições de sua brilhante trajetória. Essa idealização concretizou uma conquista tão almejada pelos fãs, revertida em momentos inesquecíveis.


O primeiro sucesso do Cavalo de Pau, que delineou o reconhecimento nacional, foi “Timidez”. Pertencente ao 1º CD Cão Chupando Manga, a música em pouco tempo ganhou notoriedade e explodiu nas paradas de sucesso do Brasil. Até hoje é cantada pelas antigas e novas gerações do forró. Depois dela, uma sequência de inúmeras canções ganhou o destaque merecido. Figuram ainda nesse contingente “Bichinho de Estimação”, “Estrelinha do Céu”, “Seis Cordas”, “Brincar de Amar”, “Nosso Caso de Amor”, “Juras de Amor”, “Chuva Passageira”, “Noda de Cajú”, “Deixa” e “Lua Solidão”, são apenas um parâmetro da coletânea que mexe com o sentimento da nação forrozeira, relembrando os bons tempos que se faz tão presente.
Os ingressos do “Arraial Pertinho de Você” com Show do Forró Cavalo de Pau estão à venda no valor de 1° lote (20 R$ Inteira / 10 R$ Meia) na Bilheteria Digital (Rio Poty Hotel e Shopping da Ilha), Visótica (Tropical Shopping, Rua Grande, Cohab e Rio Anil Shopping) e 100% Vídeo (Cohama e Calhau).

SERVIÇO

O QUÊ? Arraial Pertinho de Você com Forró Cavalo de Pau.
ONDE? Ao Lado da Batuque Brasil.
QUANDO? Sexta, dia 11 de Junho.

Oficina de Animação inicia ações formativas do 39º Festival Guarnicê

A Oficina de Animação deu início nesta segunda-feira (6) às atividades de formação do 39º Festival Guarnicê de Cinema, que acontece até o próximo sábado (11), no Centro Histórico de São Luís. A oficina, que segue até sexta-feira (10) é ministrada por Enzo Giaquinto e Maurício Nunes, no IEMA da Praia Grande, tem por objetivo discutir a teoria e a prática da produção de animações.
Ao todo serão oferecidas seis oficinas: "Da Ideia ao Roteiro", "Dirigindo Filmes", "A Construção da Personagem no Audiovisual", "Formatação e Estratégias de Viabilização de Projetos Audiovisuais", "A Montagem e a Construção da Narrativa"  e  "Animação". As atividades serão realizadas em parceria com a Novelo Filmes e animadores convidados. Sábado, último dia da mostra, os trabalhos desenvolvidos ao longo da semana serão apresentados.
Neste primeiro momento, os participantes da Oficina de Animação tiveram contato com técnicas e produção de animação. A principal técnica trabalhada na oficina foi stop motion. O ministrante Maurício Nunes afirma que essa introdução à animação serve que o público se sensibilize com a produção de conteúdo.
A inovação da atividade trouxe participantes das mais diversas áreas, estudantes de Teatro, professores, animadores, fotógrafos e publicitários. O professor de matemática, Sidney Mendonça, por exemplo, buscou a oficina para desmitificar a ideia de que a matemática é difícil. "Há muito tempo trabalhei com fantoches de papel para melhorar o entendimento dos meus alunos, justamente para derrubar a ideia de que matemática é complicada, principalmente quando li o Homem que calculava e introduzi a narrativa no teatro com bonecos de papel, porém não produzi conteúdo audiovisual e nesta oficina de animação procuro colocar em prática essa ideia de engajar meus alunos", explicou.
O ministrante Enzo Giaquinto disse que neste aprendizado as inovações serão por conta da produção de conteúdo recheada de desafios que vão desde o desenvolvimento de ideias, personagens, cenários até o produto final a ser exibido sábado (11) último dia do festival.
Destaques da Programação desta terça (07)
 Além das oficinas, o festival vem com uma programação diversificada e para públicos de idades diferentes. Durante o período da manhã vai acontecer no teatro João do Vale a recepção lúdica para crianças com a participação de personagens de desenhos animados, antecedendo a mostra guarnicêzinho durante a qual será exibido o filme "As Aventuras do Pequeno Colombo". Ainda pela manhã, enquanto o público jovem aproveita a programação, acontece a Mostra Cinema não tem Idade" no teatro Praia Grande. À tarde, o destaque fica por conta da Mostra Jovem  com Aída Queiroz, da Anima Mundi, no Teatro João do Vale, da Mostra Neville D´Almeida, no Cine Praia Grande. À Noite acontece o Bloco 1 da Mostra Competitiva com a participação de cinco filmes, no Teatro da Cidade.

sábado, 4 de junho de 2016

Galeria Trapiche divulga resultado do edital de ocupação e oferece minicurso de mediação cultural

Dando continuidade às ações de ocupação e oficinas formativas da Galeria Trapiche Santo Ângelo, o equipamento cultural da Prefeitura de São Luís abre, na próxima terça-feira (7) o minicurso de mediação cultural, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) e com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), e divulga a exposição selecionada, por meio de edital, que vai ocupar o espaço nos meses de junho a agosto de 2016.
O curso tem como público-alvo os alunos de Artes Visuais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão e a comunidade em geral. As inscrições serão feitas por ordem de chegada, às 9h, no dia 7 de junho, até o limite de 20 vagas.
O objetivo do minicurso é propor a reflexão sobre as práticas da mediação cultural e educativa em espaços expositivos a partir de narrativas da mediação, aspectos históricos e diálogos sobre contribuições desta prática para a ampliação do olhar e experiências/vivências significativas em meio à multiplicidade de conceitos da arte contemporânea.
"A parceria com o IFMA tem essa intenção de abrir o espaço da Galeria Trapiche para ações formativas. Os alunos que participarem do curso serão credenciados e estarão aptos a realizar trabalho de monitoria no equipamento cultural, além de contar pontos como horas complementares do curso. O curso tem foco nos alunos mas a comunidade também poderá se inscrever", destacou a diretora da Galeria Trapiche, Camila Grimaldi.
O curso de mediação cultural acontecerá até o dia 10 de junho, pela manhã e a tarde - sendo que a tarde as aulas são voltadas para alunos de artes visuais da UFMA -, na Galeria Trapiche Santo Ângelo e será ministrado pela técnica em cultura do Sesc no Maranhão, Paula Barros, que tem formação em Arte-Educação, estuda mestrado em Educação na Universidade Federal do Maranhão e desenvolve projetos e ações nas linguagens Artes Visuais e Cinema, com pesquisas dos contextos educativos e narrativas da mediação em arte contemporânea.
Edital
A Galeria Trapiche divulgou, no dia 18 de maio, edital de ocupação do equipamento cultural para o período de junho a agosto deste ano. A comissão de seleção, formada pelos profissionais da área de Artes Visuais Regiane Cayre e Regis Costa, selecionou o trabalho "Terra", do fotógrafo Jesús Pérez Aparicio, que também é um dos premiados pelo 5º Salão de Artes Visuais de São Luís. A exposição reúne fotografias que dialogam com a ancestralidade dos povos indígenas e o respeito pela preservação da natureza e conhecimentos tradicionais destes povos indígenas.
Sobre a comissão de seleção
Regiane Cayre é graduada em Licenciatura Plena em Artes Plásticas na Faap concluída em 1984. Na PUC-SP finalizou o mestrado, iniciado na Unicamp, em Comunicação e Semiótica e atualmente faz o doutoramento em História da Ciência. É docente, ministrando aulas de pintura, no curso de graduação em Conservação e Restauro da PUC-SP, curso este, que participou na criação e implantação. Trabalhou como orientadora de oficinas de Pintura, Fotografia e História da Arte no Sesc - Serviço Social do Comercio e no projeto Núcleo de Convivência para Idosos (NCI) da Prefeitura Municipal de São Paulo com pintura em aquarela.
Regis Costa é formado em Licenciatura em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Maranhão. Especialista em Artes Visuais: cultura e criação pelo Senac. Mestrando do programa de mestrado profissional em Artes Profartes - UFMA. Professor de Artes Visuais do Instituto Federal do Maranhão - Campus Centro Histórico. Pesquisador sobre arte e tecnologia.

Enfim, Legião Urbana em São Luís


É hoje o tão esperado show do Legião Urbana que comemora 30 anos do inicio de tudo. No começo do ano 2015, Dado e Bonfá receberam da EMI – hoje parte da Universal Music –a proposta de lançar uma Edição Especial do primeiro disco da banda, lançado em 1985, também chamado de “Legião Urbana”.
Surgia então o projeto “LEGIÃO URBANA – 30 ANOS”. Uma Edição Especial que, além de trazer o disco original remasterizado, traz um outro disco contendo algumas pérolas e raridades cuidadosamente guardadas nos cofres da gravadora.
O processo de mexer comtodas essas fitas, de ver aquelas fotos, de ler aqueles textos e, principalmente, de ouvir aquelas primeiras versões das suas músicas exatamente como elas foram criadas, foi realmente emocionante. Tanto que acabou despertando a vontade do Dado e do Bonfá de estar juntos tocando de novo.
Dessa vontade surgia uma segunda ideia: a de chamar alguns amigos e montar um show para tocar o primeiro disco na íntegra. Mas, para evitar erros ou mal-entendidos, sempre deixando claro que não existe possibilidade alguma de “volta” da Legião Urbana. Como já disseram inúmeras vezes, a Legião - como banda - acabou junto com a morte do Renato, em 1996. Renato Russo é único e insubstituível.
Pensado inicialmente para acontecer no último trimestre de 2015, o projeto se estendeu até 2016. Isso porque, além de tocar nas principais capitais do país, existe a vontade do Dado e do Bonfá de tocar em algumas cidades nas quais nunca chegaram com a Legião. Como disse Marcelo Bonfá recentemente, “a Legião Urbana tem fãs espalhados por todo o Brasil. Depois dos shows, era comum eu ficar por ali para conhecer melhor a região.Mas aí os espaços foram ficando pequenos para a gente tocar, mesmo nas capitais. Nesta turnê adoraríamos tocar nas capitais, mas também em cidades onde nunca chegamos com a banda.”



Os shows serão divididos em duas partes: na primeira parte o primeiro disco na ordem original, e na segunda parte alguns dos clássicos da banda junto a cantores e cantoras convidados.
Acompanham Dado e Bonfá no palco: na segunda guitarra Lucas Vasconcellos (Letuce), no baixo Mauro Berman (Cabeza de Panda e Marcelo D2)e nos teclados Roberto Pollo (Cirque du Soleil). Quem vai dividir os vocais com o público será o ator e cantor André Frateschi. Não será a primeira vez do André junto aos integrantes da Legião, já que ele costumava acompanhar Dado, Renato e Bonfá quando tinha 10 anos na turnê de 1985, na dobradinha entre a banda e a peça de teatro “Feliz Ano Velho”, protagonizada na época pela sua mãe, a atriz Denise Del Vecchio.
Entre os artistas convidados da turnê, que serão uma surpresa em alguns dos shows, estarão artistas de estreita relação com a obra da Legião Urbana. Sejam amigos de longa data ou representantes do novo rock brasileiro, como comenta o guitarrista Dado Villa-Lobos:
“Uma das nossas maiores alegrias é confirmar que as canções da Legião influenciam as pessoas até hoje, motivando meninos e meninas a pegar um instrumento e fazer suas músicas.”

Como o Renato dizia: “A gente está aqui no palco, mas a verdadeira Legião Urbana são vocês”.


Legião Urbana XXX Anos em São Luís



E eu simplesmente não vou... Acho que fui uma das primeiras a comprar ingresso para esse show. Estava muito ansiosa, afinal cresci ouvindo as músicas do Legião e muitas músicas fazem parte da minha vida, do meu casamento. Mas, enfim... nossos planos não são os de Deus. Tenho fé que oportunidades não faltarão até o final da turnê.

E vamos com fé!

Bruno Batista lança 'Bagaça' no Mandamentos Hall

ImagemO cantor e compositor Bruno Batista fará o show de lançamento de Bagaça, seu novo álbum de inéditas, no Mandamentos Hall (Lagoa da Jansen), com entrada gratuita, no dia 10 de junho (sexta), com participações de Flavia Bittencourt e do duo Criolina.  A abertura começa às 20h, com a trupe Pedeginja, e segue com os DJs Franklin e Pedro Sobrinho fazendo um baile de música brasileira.
No repertório do show, destaque para Bagaça, faixa que dá nome ao quarto álbum de Bruno Batista, Turmalina, Pra Ver Se Ela Gosta (parceria com o Criolina), e Nigrinha, composta com Zeca Baleiro e lançada em primeira mão nas rádios de São Luís. Bruno também promete relembrar faixas de seus discos anteriores, Eu não sei sofrer em inglês e .
Bruno será acompanhado por músicos que também participaram do novo disco como: Ricardo Prado (teclado e violão), Meno del Picchia (baixo) e o guitarrista Rovilson Pascoal - produtor do novo disco, além de Gustavo Souza (bateria e percussão).

O álbum
Bagaça, o novo trabalho de Bruno Batista, reafirma a canção como matriz de sua música, que vem renovada, leve, com melodias precisas e letras bem elaboradas. Os elementos habituais continuam em evidência, mas agora também se revelam influências da música do Caribe. “Quando comecei a selecionar o repertório, percebi que nos meus primeiros discos tinha explorado pouco minhas referências maranhenses e a influência que eu tenho da música do Caribe. Minha vontade era fazer um disco mais solar, então resolvi trazer essa sonoridade para o trabalho”, comenta Bruno.
A ideia também era gravar um disco com uma sonoridade distinta e músicos que nunca haviam tocado juntos. Com Felipe Roseno (percussões e percussões eletrônicas), Meno del Picchia (baixo) e o guitarrista Rovilson Pascoal, produtor do disco, Bruno gravou todas as bases do álbum, que foram sendo coloridas pelos sopros, pelas participações de músicos como Gustavo Ruiz e Guilherme Kastrup, e pelas cordas com arranjo de João Carlos Araújo. Há também os convidados: Dandara (voz), Marcelo Jeneci (piano), Swami Jr. (violão 7 cordas) e Felipe Cordeiro, que com sua guitarra colabora pra criar a atmosfera tropical do disco. 

Serviço
O quê? Bruno Batista lança 'Bagaça'
Quando? 10 de junho
Onde? Mandamentos Hall (Rua das Andorinhas, 1, Ponta do Farol)
Quanto? O show terá entrada franca. Os ingressos poderão ser retirados a partir de 10h, do dia 10 de junho (sexta-feira), na bilheteria do Mandamentos Hall. 

É possível fazer download gratuito de Bagaça e comprar a edição física no site http://brunobatista.net/Bagaça é uma produção independente, realizada com patrocínio TVN através da Lei de Incentivo à Cultura, do Estado do Maranhão. Assista o clipe de Bagaça: https://youtu.be/0PjDW1VN1o0
Fonte: Assessoria de imprensa

Eleito Conselho Municipal de Cultura de São Luís

Conselho Municipal de Cultura de São Luís é eleito durante Conferência Municipal de Cultura

As discussões sobre as políticas públicas voltadas para o município de São Luís foram o foco da V Conferência Municipal de Cultura, ocorrida de 30 de maio a 1º de junho na capital com a presença de representantes do segmento cultural de São Luís. No encerramento do encontro, foi indicado como presidente do Conselho Municipal de Cultura o professor universitário, escritor e bibliotecário Márcio Henrique de Jesus Almeida, representando a Secretaria Municipal de Cultura (Secult). O vice-presidente do conselho ainda será indicado pela sociedade civil.
A eleição da nova composição do conselho foi feita pelos delegados indicados pela sociedade civil durante os encontros territoriais realizados de março a abril deste ano, com representantes dos mais diversos segmentos culturais e do Poder Público. "Ainda vamos realizar novos encontros territoriais, em agenda a ser divulgada no prazo de 30 dias, para eleição dos conselheiros das setoriais que não estiveram presentes na plenária da Conferência, e também indicar o vice-presidente da nova gestão, representando a sociedade civil. Todos deverão ser empossados pelo prefeito até o final do ano", destacou a atual presidente do Conselho Municipal de Cultura, Claudia Matos.
A eleição do Comcult aconteceu após a leitura e aprovação das alterações da Lei do Conselho Municipal de Cultura e proposições para o novo conselho, que será empossado até o final deste ano. A programação da V Conferência foi encerrada com apresentação cultural do batalhão do Boi de Maracanã.

CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA

SOCIEDADE CIVIL

  1. Área Pensamento e Memória
Titular: Rubenita da Silva Santos
Titular: Telma Marques Arouche
Suplente: Claudileude de Jesus Silva
Suplente: Thais dos Santos Rodrigues

  1. Área Artesanal
Titular: Angélica Maria Barros Pereira
Suplente: José Willame Leite de Sousa Filho

  1. Área do Patrimônio Imaterial
Titular: Elaine Cristina Corrêa Dutra
Titular: José Valdecir da Costa Monteiro
Titular: Maria Isabel Frazão Freire 
Suplente: Iolanda Silva de Jesus
Suplente: Domingas Pestana
Suplente: José Tupinambá David Borges

  1. Área Musical
Titular: Wanderson dos Santos Silva
Suplente: Reinaldo Coqueiro Rodrigues

  1. Área Artes Visuais
Titular: Helen Almeida
Suplente: Patrícia do Rosário Menezes de Souza

 Área Artes Cênicas
Titular: Darcileia Sousa
Suplente: Josué Redentor de Sousa Filho

  
PODER PÚBLICO
  1. Representante da Secretaria Municipal de Cultura
Titular: Marcio Henrique De Jesus Almeida
Suplente: André Luís Maciel Lobão

  1.  Secretaria Municipal da Fazenda
Titular: Raul Mendonça Filho
Suplente: Juliana Boueres Dos Santos

  1. Secretaria Municipal de Meio Ambiente
Titular: Janaque Nunes Passinho
Suplente: Augusto Serra

  1. Secretaria Municipal de Governo
Titular: Márfio Lima Da Silva
Suplente: Joelma Maria Bezerra e Silva

  1. Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social
Titular: Zulene Marques Da Silva
Suplente: Vanessa Natalia Amorim da Silva

  1. Fundação Municipal de Patrimônio Histórico
Titular: Thiago Gaspar de Oliveira
Suplente: Rossana Barone Pereira De Oliveira

      7.Secretaria Municipal de Educação
           Titular: Ilma Fátima De Jesus
          Suplente: Mauro Enéas Smith Frazão

  1. Secretaria Municipal de Turismo
           Titular: Fernanda Maria De Ericeira Batalha
           Suplente: Nila Rosa Bittencourt Dos Prazeres

  1. Secretaria Municipal de Desporto e Lazer
Titular: José Luís Silva Souza
Suplente: Célia Maria Araújo De Lima Silva

10.      Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento
Titular: Leila Teresa Moreira Lima Tenório Britto
Suplente: Maria Do Socorro Polary

  

             
           

Arte no aniversário do TAA


As comemorações pelos quase dois séculos de portas abertas do segundo teatro mais antigo do Brasil seguem até domingo (5) com muito teatro, dança, música e literatura. A programação é uma realização do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e da Diretoria do Teatro Arthur Azevedo.


Além da apresentação de nomes da nova geração de artistas do cenário cultural do Estado, a noite que marcou a abertura das comemorações de aniversário do Teatro Arthur Azevedo teve, também, a participação da bailarina e coreógrafa Denise Stutz, uma das mais importantes solistas da dança contemporânea brasileira, que apresentou o solo “Finita”.

Programação

Sábado (4)

16h às 19h - Bar do TAA – Academia Ludovicense de Letras - ALL – Espaço e poesia: Colhendo Poemas
Músicos convidados do Núcleo de Choro da Escola de Música do Estado do Maranhão Lilah Lisboa de Araújo – Emem
Músicos: Wilson Miranda – violão, Bruno Serra/ Ana – pandeiro, Magno Jr. – bandolim, Israel Guimarães – cavaco, André – Flauta.
Centro de Artes Cênicas do Maranhão - Cacem

18h às 19h – Contos Africanos (salão versátil) com o ator Urias de Oliveira
Intervenções: Grupo Drao

19h – Recepção -: Evoé com o ator Eduardo Reis
Stand up com Ted Mack e espetáculo teatral Pão com Ovo

Domingo (5)

16h às 19h - Bar do TAA – Academia Ludovicense de Letras - ALL – Espaço e poesia: Colhendo Poemas
Músicos convidados do Núcleo de Choro da Escola de Música do Estado do Maranhão Lilah Lisboa de Araújo – Emem
Músicos: Renato Pinheiro – cello, Vinicios – violino, Tiago – violão, Gabriel – flauta, Magno Jr. – bandolim e violão, Valdico – pandeiro.
Centro de Artes Cenicas do Maranhão - Cacem

18h – Intervenção: Núcleo atmosfera (NUA)
18h – Recepção: VERTU Cia de teatro: A Bela e a Fera (Pocket Show)

18h30 - Luiz Jr. (violão sete cordas-foto)

Orquestra de Violões da Emem
Willame Belfort (pianista): Romance op.58 N° 05, Paixão por uma cubana (tango de salão) com o violinista Neilan Saelle
Silas Gomes (contratenor): 1 -Music for a while – Henry Purcell, 2 - Si tra i ceppi – J.F. Handell

Orquestra de Câmara da Emem com o Maestro Joseleno Moura – W.A. Mozart Concerto para Piano e Orquestra n°12 em La Maior K. 414 – I Alllegro, II Andante, III Allegretto: Rondo - Solista Rose Mary Fontoura Quinzeiro - piano

Bastien e Bastienne – Ópera cômica em 1 ato de Wolfagng Amadeus Mozart na regência do maestro Wendell Kettle com os solistas Mariana Pires de Oliveira (soprano) – Bastienne, Victor Fonseca Alberto (tenor) – Bastien Gustavo Murrins Müller (baixo) – Colas. Direção cênica de Henrique Passine


Ballet Olinda Saul