Finalmente São Luís vai receber a famosíssima peça Dona Flor e Seus Dois Maridos, com Fernanda Vasconcelos, Marcelo Faria e Duda Ribeiro, dias 10, 11 e 12 de agosto no Teatro Arthur Azevedo (Rua dos Sol). A história que acontece na Bahia de Amado é ambientada nos anos 40 e tem muita música, dança, comida, festa e sensualidade.
Jornalismo, cultura, TV, famosidades, entretenimento, futilidades e o que vier à cabeça.
sábado, 28 de julho de 2012
Dona Flor e seus Dois Maridos em São Luís
Finalmente São Luís vai receber a famosíssima peça Dona Flor e Seus Dois Maridos, com Fernanda Vasconcelos, Marcelo Faria e Duda Ribeiro, dias 10, 11 e 12 de agosto no Teatro Arthur Azevedo (Rua dos Sol). A história que acontece na Bahia de Amado é ambientada nos anos 40 e tem muita música, dança, comida, festa e sensualidade.
quarta-feira, 25 de julho de 2012
Revista Ciência Hoje comemora aniversário durante SBPC
Exposição na Reunião Anual da SBPC comemora o aniversário da revista Ciência Hoje
Há três décadas, um grupo de jovens pesquisadores, imbuídos do espírito de cidadania e engajamento político que marcou a redemocratização do Brasil, deu materialidade a um projeto inovador no campo da divulgação científica nacional: a revista Ciência Hoje. A publicação foi lançada em Campinas, durante uma reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência parecida com a que ocorre exatamente esta semana em São Luís, no Maranhão. De lá para cá, o país mudou e a CH acompanhou esse movimento. Cresceu, se diversificou e superou dificuldades para comemorar, hoje, 30 anos de uma trajetória bem-sucedida.
Para celebrar a data, a SBPC e o Instituto Ciência Hoje trouxeram para a reunião anual de São Luís a exposição ‘Ciência Hoje 30 anos’, que resgata um pouco da história do país, da ciência nacional e dos momentos vividos pelo próprio Instituto Ciência Hoje nesse período.
Formada por grandes painéis e totens interatvios que reproduzem algumas das mais emblemáticas capas da publicação, a mostra cria uma linha do tempo que reúne fatos políticos, econômicos e científicos importantes ocorridos no Brasil e no mundo ao longo dos últimos 30 anos, e a forma como foram refletidos nas páginas da 'Ciência Hoje'. Em telas multitoque, o acervo completo da publicação também pode ser acessado, proporcionando um mergulho mais profundo na realidade da ciência nacional das últimas três décadas.
A mostra é gratuita e está montada no andar térreo do Centro Pedagógico Paulo Freire, no campus do Bacanga da Universidade Federal do Maranhão, onde acontece até sexta-feira (27/7) a 64ª Reunião Anual da SBPC.
Quinta-feira recheada
A quinta-feira tem várias atrações culturais na cidade. Vamos registrar algumas?
NA SBPC (UFMA)
A partir das 18h, na Concha Acústica
MPB/Unireggae - Tatto Costa
18h40 MPB/Unireggae - Banda MP4
19h20 MPB/Unireggae - Josias Sobrinho
20h00 MPB/Unireggae - Guerreiro Zumbi
20h00 - 22h00 Terreiro de Coxinho - Cultura Popular
Tambor de Crioula Arte Nossa
Atrações Folclóricas
NO TEATRO ARTHUR AZEVEDO
Show de César Nascimento para lançamento do CD e DVD Ilha Magnética.
Sessões às 19h e 21h. No intervalo das sessões haverá apresentações do boi Unidos de Santa Fé e do Tambor de Crioula de Mestre Felipe.
NO CANTINHO DA ESTRELA (Rua da Estrela - Praia Grande)
Show e lançamento do livro de Adler São Luís, Substância Rara. A partir das 19h, com participações de Josias Sobrinho, Joãozinho Ribeiro, Angela Gullar, Smith Jr., Uimar Calvalcante, Daffé, Chico Saldanha.
NO PALÁCIO CRISTO REI (Praça Gonçalves Dias)
Lançamento do livro Donana Jansen e a Água Encanada, do poeta caxiense Raimundo Medeiros. A partir das 19h
NA SBPC (UFMA)
A partir das 18h, na Concha Acústica
MPB/Unireggae - Tatto Costa
18h40 MPB/Unireggae - Banda MP4
19h20 MPB/Unireggae - Josias Sobrinho
20h00 MPB/Unireggae - Guerreiro Zumbi
20h00 - 22h00 Terreiro de Coxinho - Cultura Popular
Tambor de Crioula Arte Nossa
Atrações Folclóricas
NO
MANDAMENTOS HALL (Ponta D'Areia)
Show
de Mayara Prado e Grupo Argumento, a partir das 22h
NO
ODEON SABOR E ARTE (Centro Histórico)
Show
de Camila Reis - Je Ne Ce Pá, com Hugo Lima, Aurélio Bona e Isaías Alves.
Participação de Fernanda Preta , a partir das 22h30
Fora isso tem os barzinhos com shows temáticos por aí afora. Divirta-se.
Chaves - A história oficial
Chaves- A história oficial ilustrada
Mais rápido que uma tartaruga! Mais forte que um rato! Mais inteligente que um asno! Seu escudo é um coração... É o Chapolin Colorado! Tá, tá, tá, tá, tá!”, Tá bom, mas não se irrite!”, Isso, isso, isso, isso... , É que me escapuliu..., “Foi sem querer querendo”.
Durante 25 anos consecutivos, esses jargões de Chaves e Chapolin Colorado são adotados por milhões de pessoas na linguagem cotidiana. Agora, a editora Universo dos Livros presta esta merecida homenagem ao seu criador, o ator mexicano Roberto Gómez Bolaños.
Chaves - A história oficial ilustrada revela o lado humano do escritor, roteirista, ator, diretor, dramaturgo, comediante, compositor e escritor de poemas românticos. Com dezenas de fotos, traz ainda uma compilação de entrevistas com o ator, depoimentos de famosos e cartas escritas pelas suas filhas a seu respeito.
Bolaños quando pequeno sonhou em ser jogador de futebol profissional; na adolescência, boxeador e engenheiro (estudou por dois anos). No entanto, com o passar do tempo, descobriu casualmente sua verdadeira vocação: divertir pessoas com seu senso de humor. Deu seus primeiros passos em sua trajetória profissional na agência de publicidade D’Arcy. Sua originalidade o levou a escrever roteiros de comédia para o programa Cómicos y Canciones Adams, da dupla Viruta e Capulina nos anos 1960.
Curiosamente, foi em sua estreia como roteirista cinematográfico (no filme Los legionarios, de 1958), que o diretor Agustín P. Delgado o apelidou de“Shakespearito” (diminutivo de William Shakespeare). Estava dado o insightpara adotar um nome artístico, numa versão castelhanizada – ou seja, Chespirito. A sua própria série veio primeiramente com o nome de El ciudadano Gómez Sabados de la fortuna e depois modificada para Chespirito.
Dentre os esquetes mais famosos, destacam-se Chômpiras (no Brasil, também conhecido como Chaveco), Chaparrón Bonaparte (Pancada Bonaparte) e Doutor Chapatin. E, é claro, o mais inesquecível deles – Chaves. Outro que se destacou de imediato foi Chapolin Colorado.
Por trás das facetas de seus personagens e dos bastidores dos seriados, Chaves - A história oficial ilustrada também revela a vida íntima do comediante, pai de seis filhos do primeiro casamento. Com a fama de valente e briguento na juventude, mas também galanteador e mulherengo, ele cultivou várias paixões ao longo da carreira até conquistar o amor da atriz Florinda Meza Durante (a dona Florinda do seriado Chaves). Após 27 anos vivendo juntos, eles se casaram em 2004.
Em oito décadas de vida, Bolaños ainda conserva a veia humorística. Seu legado o coloca no panteão dos comediantes mais marcantes e criativos, ao lado de Charles Chaplin, Buster Keaton, do conterrâneo Cantinflas e tantos outros. Eis aqui uma lição de vida e humildade dessa persona, cuja dignidade vai além de seus personagens imortalizados na história da televisão. Um apaixonado pela profissão de ator e, principalmente, pela arte de fazer as pessoas rirem que, sem querer querendo, conquistou corações e mentes de quatro gerações de jovens e adultos. E que continuará fazendo muita gente se divertir e repetir seus jargões com seu humor pueril e inteligente.
Ficha Técnica
Livro: Chaves - A história oficial ilustrada
Autor: Roberto Gómez Bolaños
Tradução: Mauricio Tamboni
Editora: Universo dos Livros
Nº de pág.: 208
Preço: R$ 34,90
segunda-feira, 23 de julho de 2012
SPBC e o enfrentamento à pobreza
O maior encontro cinetífico da América Latina começou ontem em São Luís no Campus da Universidade Federal do Maranhão com a 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) . Centenas de professores, pesquisadores, estudantes e cientistas vão até o dia 27 tratar de assuntos relacionados ao tema Ciência, cultura e saberes tradicionais para enfrentar a pobreza.
Em sua fala durante entrevista concedida à imprensa na tarde de ontem, a presidente nacional da SBPC, Helena Bouciani Nader disse que o enfrentamento à pobreza vai alem do status sócio-econômico. "Estamos falando de um aspecto maior que é a pobreza da educação, que é de formar uma consciência cidadã. E esse é um evento que não vai ficar só no papel. Há todo um envolvimento de comunidade científica, estudantes, professores e gestores públicos para que sejam formuladas políticas públicas que possam mudar esse quadro social.
Até o dia 27 de julho serão realizadas conferências, mesas-redondas e minicursos, além de outras atividades como reuniões de trabalho, assembleias, encontros para discussão sobre os avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento, além de um fórum de debates de políticas públicas em ciência e tecnologia.
Dentre os assuntos que serão tratados estão economia verde, sustentabilidade, mudanças climáticas e desastres naturais, energia, mineração, siderurgia, programa espacial brasileiro, medicina tropical, doenças negligenciadas, saúde mental, grandes metrópoles, desigualdade social e direitos humanos, e educação.
Merece também destaque a programação cultural do evento. Confira as atividades de hoje.
Dia 23
Ágora - CCH 18h - 20h
Teatro “Poemas para Che”
- Charles
Teatro
“Drummondianamente” - Campus de São Bernardo
Performance “Inércia” -
Jyesse Ferreira
Auditório A - CCH 19h - 20h
Mostra 35 Anos do FEMACO - Coral da UFMA -
Concerto
Auditório Central 18h00 -
20h00 Mostra Antonio Rayol
Música Colonial
Brasileira - Coro Capela Brasileira
Teatro “O Rico Avarento”
- GUT/UFMA
20h - 22h Mostra 35 anos do Guarnicê
Café Literário da
ExpoT&C 18h00 - 22h00 Lançamento de livro Ajurujuba
Fundação da Cidade de São
Luís. Autora: Iramir Alves Araújo
Mostra Antonio Rayol
Camus - Alunos do curso
de Música - UFMA
Carnegie´s - Alunos do
curso de Música - UFMA
Concha Acústica
18h MPB/Unireggae - Célia
Leite
18h40 MPB/Unireggae -
Juba de Leão
19h20 MPB/Unireggae -
Kazamata
20h - 22h Terreiro de
Coxinho - Cultura Popular
Divina Batucada - Grupo
de Samba Tradicional do Maranhão
Atrações Folclóricas
Hall Auditório Central - 18h -
22h
Exposição Artes Visuais -
Galeria Antonio Almeida
Artistas Convidados
Instalação “Coro de Boi”- Eugênio Araújo
Fotografia São Luís:
entre o novo e o antigo - Dinalva dos Anjos
Intinerância ou
Intervenção Performance GAMAR
Cultural no Campus/SBPC
Grupo LABORARTE
[Por dentro do Campus]
Performance Invasão - Carla Purcina
sábado, 21 de julho de 2012
Entenda o Plano de Cargos e Carreiras dos Servidores
Por Clodoaldo Corrêa
Publicação: 21/07/2012 15:42 - www.oimparcial.com.br
Muitos
servidores estaduais ainda se perguntam se é realmente vantajoso aderir
ao Plano de Cargos e Carreiras dos Servidores sancionado pela
governadora Roseana Sarney (PMDB) na última terça-feira. Caso percam o
prazo e não façam parte do Plano os servidores podem perder um aumento
salarial considerável. Vale frisar que nenhum benefício de gratificação será retirado do servidor e todos terão aumento progressivo no Vencimento até 2015.
O secretário de Gestão e Previdência, Fábio Gondim, em visita a O Imparcial, explicou alguns pontos que ainda geram muitas dúvidas sobre o Plano de Cargos e Carreiras dos Servidores da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo Estadual (PGCE). Além dos servidores estatutários, o Plano contempla por emendas, os militares e funcionários da Emap, que é de regime seletista. A parte da Polícia Militar ainda nem foi sancionada, mas faz parte do bojo do Plano.
Gondim disse que uma das principais medidas do Plano é reduzir distorções salariais entre servidores com funções e capacitação semelhantes. "Pessoas com cargos semelhantes e atribuições equivalentes com remunerações diferentes cerca de 10 vezes. Um servidor nível médio ADO (categoria mais comum de nível médio) recebia R$ 622. O nível médio da Receita recebia R$ 5.400. O nível superior ANO recebia R$1.900. O nível superior de procurador recebia R$ 22 mil. Isso gera uma sensação de injustiça salarial. Estas discrepâncias foram minimizadas", afirmou o secretário.
Vale frisar que o aumento salarial previsto no plano é escalonado. Ou seja, Algumas carreiras não começam a receber o aumento em 2012, embora a maioria já receba. Mas todas estarão implantadas até 2015. "Foi antecipada uma negociação para o servidor, dando tranquilidade para o governo trabalhar e para o servidor. Garantiu uma parcela maior até que o servidor conseguiria em negociação com o governo. Ele já deixa estabelecidos os valores de aumento salarial até 2015 acordados".
Outro fator importante do Plano é a aposentadoria. O estado possui hoje cerca de 20 mil servidores com todos os requisitos para se aposentar e eles continuam na ativa. Com menor diferença entre salário e Vencimento, estes servidores tendem a sair da ativa. "A questão remuneratória influencia muito. Ao longo dos anos, grande parte do aumento das remunerações foi dado por gratificações que não vão para a aposentadoria. Isso atrofiou demais o vencimento a ponto de 16 mil servidores terem seus vencimentos reajustados pelo salários mínimo. Temos visto exemplos de pessoas que na ativa ganham cerca de R$ 5 mil e se aposentarem passaram para R$ 1 mil. Aí a pessoa não se aposenta nunca. Agora vai uma parcela maior de seu vencimento para a aposentadoria"afirmou. Em alguns grupos hoje, a idade média do servidor é 54 anos. De uma forma ou de outra, o Estado perde estes servidores de forma compulsória quando completam 70 anos (idade limite para a aposentadoria).
Quanto à progressão, o plano aumenta a diferença entre o primeiro e o útlimo salário do servidor. Antes, existia vencimento da "Referência 1" para a última de R$ 21. A pessoa trabalhava 35 anos para ter diferença de R$ 21 do primeiro ao último salário. Ou seja, cerca de R$ 0,50 por ano, além de ter que abrir um processo para pedir esta progressão. O que fazia muitos servidores nem pedirem progressão. Agora, o aumento vai ser maior e a progressão será automática todo ano, sem a necessidade de protocolar. Existiam variações de remuneração da primeira a última referência de 3%. Agora, a menor é de 49%. São 11 Referências para todos.
O aumento das despesas com pessoal até 2015 é de R$ 1,6 bilhão, R$ 743 milhões já estavam comprometidos, sejam com progressões programadas, decisões judiciais como o Piso Nacional do professor. O movimento dos Militares, que também antecipou a negociação com aquela categoria. Ou seja, o valor dos professores e dos militares já foi antecipado.
Aumentos para cada nível
Nível básico: até 89%
Nível médio: até 113%
Nível técnico: até 171%
Nível superior: até 128%
O secretário de Gestão e Previdência, Fábio Gondim, em visita a O Imparcial, explicou alguns pontos que ainda geram muitas dúvidas sobre o Plano de Cargos e Carreiras dos Servidores da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo Estadual (PGCE). Além dos servidores estatutários, o Plano contempla por emendas, os militares e funcionários da Emap, que é de regime seletista. A parte da Polícia Militar ainda nem foi sancionada, mas faz parte do bojo do Plano.
Gondim disse que uma das principais medidas do Plano é reduzir distorções salariais entre servidores com funções e capacitação semelhantes. "Pessoas com cargos semelhantes e atribuições equivalentes com remunerações diferentes cerca de 10 vezes. Um servidor nível médio ADO (categoria mais comum de nível médio) recebia R$ 622. O nível médio da Receita recebia R$ 5.400. O nível superior ANO recebia R$1.900. O nível superior de procurador recebia R$ 22 mil. Isso gera uma sensação de injustiça salarial. Estas discrepâncias foram minimizadas", afirmou o secretário.
Vale frisar que o aumento salarial previsto no plano é escalonado. Ou seja, Algumas carreiras não começam a receber o aumento em 2012, embora a maioria já receba. Mas todas estarão implantadas até 2015. "Foi antecipada uma negociação para o servidor, dando tranquilidade para o governo trabalhar e para o servidor. Garantiu uma parcela maior até que o servidor conseguiria em negociação com o governo. Ele já deixa estabelecidos os valores de aumento salarial até 2015 acordados".
Outro fator importante do Plano é a aposentadoria. O estado possui hoje cerca de 20 mil servidores com todos os requisitos para se aposentar e eles continuam na ativa. Com menor diferença entre salário e Vencimento, estes servidores tendem a sair da ativa. "A questão remuneratória influencia muito. Ao longo dos anos, grande parte do aumento das remunerações foi dado por gratificações que não vão para a aposentadoria. Isso atrofiou demais o vencimento a ponto de 16 mil servidores terem seus vencimentos reajustados pelo salários mínimo. Temos visto exemplos de pessoas que na ativa ganham cerca de R$ 5 mil e se aposentarem passaram para R$ 1 mil. Aí a pessoa não se aposenta nunca. Agora vai uma parcela maior de seu vencimento para a aposentadoria"afirmou. Em alguns grupos hoje, a idade média do servidor é 54 anos. De uma forma ou de outra, o Estado perde estes servidores de forma compulsória quando completam 70 anos (idade limite para a aposentadoria).
Quanto à progressão, o plano aumenta a diferença entre o primeiro e o útlimo salário do servidor. Antes, existia vencimento da "Referência 1" para a última de R$ 21. A pessoa trabalhava 35 anos para ter diferença de R$ 21 do primeiro ao último salário. Ou seja, cerca de R$ 0,50 por ano, além de ter que abrir um processo para pedir esta progressão. O que fazia muitos servidores nem pedirem progressão. Agora, o aumento vai ser maior e a progressão será automática todo ano, sem a necessidade de protocolar. Existiam variações de remuneração da primeira a última referência de 3%. Agora, a menor é de 49%. São 11 Referências para todos.
O aumento das despesas com pessoal até 2015 é de R$ 1,6 bilhão, R$ 743 milhões já estavam comprometidos, sejam com progressões programadas, decisões judiciais como o Piso Nacional do professor. O movimento dos Militares, que também antecipou a negociação com aquela categoria. Ou seja, o valor dos professores e dos militares já foi antecipado.
Aumentos para cada nível
Nível básico: até 89%
Nível médio: até 113%
Nível técnico: até 171%
Nível superior: até 128%
sexta-feira, 20 de julho de 2012
Revival com Dr. Queen, em São Luís
Reprodução/Internet
A One & Doctor Queen, banda de cover
do famoso quarteto inglês Queen estará em São Luís para encarnar os maiores sucessos do
grupo. A banda argentina faz um dos tributos mais reconhecidos do mundo e é a
principal atração do projeto Genesis In Concert, que terá ainda DJs e
apresentação da banda Pandha S/A, hoje, às 23h, no Espaço Renascença.
O projeto, idealizado pela Pororoca Produções é uma espécie de revival dos anos 80 e prevê festas com
artistas que fizeram sucessos nas décadas de 80 e 90. O nome do projeto é uma referência à extinta boate Gênesis. “Na verdade é uma festa
nostálgica, meio saudosista porque a gente
observa que há uma carência na cidade de bons shows para o público que curtia
essas boates na época, para quem está acima dos 30 anos, foi daí que resolvemos
trazer esses artistas que não estão tanto na mídia, mas que continuam fazendo
show para reviver os sucessos”, conta o produtor Ricardo Fernandes Pororoca.
E para estrear o projeto o produtor trouxe o cover da
banda Queen que causa frisson por onde passa. A Doctor Queen está em turnê pelo
Brasil e é liderada pelo
vocalista Jorge Busetto, um fã incondicional de Freddie Mercury, que conheceu
aos 20 anos, por meio de uma fita cassete. Nos shows do grupo, são cantados sucessos como Bohemian Rhapsody, Somebody To Love, Killer Queen, Love Of My Life, We
Are The Champions.A banda é formada ainda, por Alvaro Navarro
Kahn (guitarra, vocais e piano), Gus Dicun (baixo e vocais) e Eze Taylor (bateria
e vocais).
Além disso, a abertura da festa
será com uma seleção de músicas românticas (como era) feita pela equipe
original de DJs da casa, Salim Lauande, Paulo Duarte (The Paul), Walter Jr.
(Waltinho) Arsênio Filho, e ainda Ricardo Pacífico e Claudinho Polary. Já o show da banda Pandha S/A, vai ser com o melhor do
pop rock das décadas de 1980,1990 e dos anos. A próxima atração, no dia 31 de agosto, será o cantor Ritchie. "Menina veneno o mundo é pequeno demais pra nós dois..."
De Tudo um Pouco, com Rafael Cortez
Neste final de semana o comediante Rafael Cortez estará em São Luís com seu show de humor De Tudo um Pouco. O paulista, membro do programa CQC apresenta sua
comédia stand up em São Luís, dias 21
e 22, às 20h, no Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol) e promete fazer um show
muito animado, com interação, improviso, piadas, histórias e músicas.
Desde
que estreou em 2009 o De Tudo um Pouco
com um formato totalmente diferente do que é apresentado hoje, Rafael Cortez
apresenta um espetáculo tomando uma
linha, mas sem nunca ter um texto fechado. “Tudo pode mudar a todo tempo, pois
a apresentação tem muita interação”, diz o comediante. Até hoje o artista incorpora novas linguagens
e ideias ao roteiro de cada apresentação dependendo, como ele mesmo diz, da
plateia.
No
palco Cortez interage com o público, improvisa, conta histórias e toca músicas,
explorando diversas possibilidades cômicas. “Digo que tenho formação de ator e
muita cara de pau. Isso ajuda muito na hora de improvisar”, diz ele.
Confira a entrevista que fiz com ele para o Jornal O Imparcial:
Foto: Divulgação/César Araújo
Rafael você decide pouco antes de subir ao palco o que
vai apresentar para o público? Quando foi que percebeu que tinha o dom da
improvisação?
“Eu tenho formação de ator e sou muito cara de pau. Isso
ajuda muito na hora de improvisar. O show tem uma linha previamente definida,
um roteiro básico, digamos assim. Mas tudo pode mudar a todo tempo, pois a
apresentação tem muita interação. Se algo está rendendo, eu continuo, se não,
sigo pra próxima. Tem toda uma flexibilidade”.
Você tem muitas facetas, várias profissões, mas qual aquela que te dá mais prazer e por qual motivo?
Você tem muitas facetas, várias profissões, mas qual aquela que te dá mais prazer e por qual motivo?
“Gosto muito de tudo o que faço. É complicado escolher o que
mais gosto de fazer. Na verdade, vou inverter a resposta: vou falar o que eu
gostaria de fazer com mais frequência, que é a música”.
Muitos humoristas que fazem stand up andam se queixando que estão limitados a falarem sobre
alguns temas sob pena de serem considerados preconceituosos. O que você pensa
disso?
“Acho que estamos passando por um período muito chato. Tem muita patrulha por parte das pessoas, da sociedade em cima dos comediantes. Não sei se é pra tanto. Cada comediante tem um estilo e o seu público. O humor é muito subjetivo. Eu posso achar graça de algo que você não vê graça nenhuma. Precisamos relaxar e rir mais”.
No espetáculo você fala de vários temas, mas qual tem maior reação do público?
“Ah, isso depende muito da plateia. Mas a sequência musical, em que toco e canto, sempre agrada muito. Apareçam no show e confiram”.
“Acho que estamos passando por um período muito chato. Tem muita patrulha por parte das pessoas, da sociedade em cima dos comediantes. Não sei se é pra tanto. Cada comediante tem um estilo e o seu público. O humor é muito subjetivo. Eu posso achar graça de algo que você não vê graça nenhuma. Precisamos relaxar e rir mais”.
No espetáculo você fala de vários temas, mas qual tem maior reação do público?
“Ah, isso depende muito da plateia. Mas a sequência musical, em que toco e canto, sempre agrada muito. Apareçam no show e confiram”.
Embora seus espetáculos não sejam os mesmos, o que São Luís
pode esperar de Rafael Cortez?
“O povo do Maranhão pode esperar um show muito animado, com
muita interação, improviso, piadas, histórias e músicas. De tudo um pouco
(risos)”.